Logo CNA

Mato Grosso

Tecnologia em maquinários agrícolas atrai jovens para capacitação
10 04 out tecnologia maquinarios

Cursos ensinam o uso de tecnologias já disponíveis no mercado de trabalho

5 de outubro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

O jovem Everton Juliano da Costa Batista de 27 anos, está mudando de área profissional e decidiu realizar três cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), sendo o último de Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas, no mês de setembro. Treinamento que surpreendeu Everton com a quantidade de tecnologia utilizada no campo.

“A gente pensa que trabalhar com máquinas exige mais força, mas na verdade às vezes, uma máquina para de funcionar por causa de um sensor, ou ela funciona melhor usando determinado método. Se a gente não conhecer as tecnologias disponíveis não vamos saber operar”, destacou.

Dentre os recursos ensinados durante a capacitação, esteve o de telemetria, por meio da plataforma My PLM Connect da empresa parceira New Holland. Graças a ela, é possível realizar o monitoramento do desempenho da máquina remotamente, como o consumo de combustível por hectare, elevação de terreno, uso de GPS etc. A capacitação foi realizada no Centro de Treinamento do Senar/IMAmt em Sorriso, mobilizada pelo Sindicato Rural de Sinop.

Apresentação da tecnologia para instrutores credenciados ao Senar-MT

Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Rafael De Graaf, o conhecimento é indispensável para quem quer trabalhar com máquinas no agro e é cada vez mais procurado pelos jovens. “Acredito que o gerenciamento remoto será a principal função do operador futuramente, por isso, é fundamental esse aprendizado, além de ser bastante procurado pelo público mais jovem”, afirma.

No Centro de Treinamento de Sorriso, a tecnologia tem sido usada há três meses em todas as capacitações relacionadas ao preparo de solo e plantio. Segundo o supervisor do CT, Fábio Pires, o acompanhamento tem trazido mais qualidade e assertividade nas entregas. “É um recurso que possibilita a diminuição de custo e aumento da produtividade ao produtor rural. Apresentar aos participantes eleva o nível da capacitação”, destaca.

Durante a apresentação da tecnologia aos instrutores credenciados ao Senar-MT, o representante da marca, Matheus Rodrigues, explicou a necessidade para que mais pessoas consigam acessar essa tecnologia e difundir esse conhecimento para que os clientes tenham domínio dos portais conectados da marca”.

Matérias Relacionadas