Logo CNA

Mato Grosso

Mutirão rural fará última rota de 2023 na região leste
Mutirao rural

Primeiro município será Dom Aquino no dia 18 de outubro

11 de outubro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

A partir da próxima quarta-feira (18.10), o Programa Mutirão Rural iniciará a última rota de 2023, na Comunidade Entre Rios, em Dom Aquino. Até o dia 23 de outubro, outras duas comunidades serão atendidas: Paraíso do Leste, em Poxoréu e Colônia Couto Magalhães, em Ribeirãozinho. Os eventos encerrarão a programação anual do programa.

A iniciativa do Sistema Famato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros ofertará serviços de saúde e cidadania gratuitamente aos moradores. O atendimento será das 08h às 17h, em todas as comunidades.

Dentre os serviços ofertados estão consultas médicas, avaliação e orientação nutricional, vacinação em crianças e adultos, aferição de pressão arterial. A ação ainda conta com uma unidade de atendimento móvel totalmente equipada para consultas odontológicas e médicas.

Os participantes também poderão emitir primeira ou segunda via de documentos de identificação pessoal, dentre eles a Carteira de Identificação Nacional (CIN), que unificará as funções do RG e CPF. Lembrando que para as emissões de documento é necessário estar munido de certidões de nascimento ou casamento originais e, se possível, outras documentações como comprovantes de residência, título de eleitor etc.

O programa surgiu há 25 anos pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural no estado de Mato Grosso. “Ao longo dos anos, foram firmadas novas parcerias para atender as demais necessidades da população rural do estado, sem que ela precisasse se deslocar aos grandes centros”, afirmou a supervisora do Mutirão Rural, Rafaeli Leite.

Em 2023, o Programa já realizou mais de 40 mil atendimentos e beneficiou cerca de sete mil moradores de comunidades rurais de Mato Grosso. “Unimos forças com o poder municipal, parceiros e Sindicato Rural local para atender as pessoas da melhor forma possível, levando a resolução de problemas para a população rural”, destacou Rafaeli.

Parcerias – As ações são realizadas por meio da parceria do Senar-MT com Sindicatos Rurais, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Sicredi e Prefeitura Municipal.

Serviço:
O que: Programa Mutirão Rural na Região Leste
Quando e onde: 18/10 – Comunidade Entre Rios, em Dom Aquino
20/10 – Comunidade Paraíso do Leste, em Poxoréu
23/10 – Colônia Couto Magalhães, em Ribeirãozinho (pelo Sindicato Rural de Torixoréu)


Matérias Relacionadas