Logo CNA

Mato Grosso

Bons resultados da ATeG motivam sucessão familiar em Sinop
10 16 out ateg leite sinop 26

Produção de leite saltou de 40 para 250 litros/dia e sustenta família no campo

18 de outubro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar-MT

A princípio, Larissa Cristina Allebrandt havia se mudado para o Sítio Estrela do Oriente, em Sinop, apenas para auxiliar o avô. Devido a problemas de saúde, o bovinocultor de leite Quilberto Otávio Allebrandt precisava de ajuda na lida do campo. Mas a família se deparou com outra realidade: uma produção de leite que passou de 40 para 250 litros/dia, com orientações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. Os bons resultados fizeram a família enxergar a propriedade com outros olhos.

“A minha primeira motivação foi ajudar o meu avô, mas com o passar do tempo, vi que essa atividade sendo instruída por um técnico de campo poderia ser a principal fonte de renda da minha família e o que era temporário, se tornou definitivo”, explicou a neta que, aos 24 anos, mora na propriedade e faz grande parte do trabalho.

Filho e nora do produtor rural na lida do campo.

Hoje, o filho, a nora e a neta moram com Sr. Quilberto na propriedade. Ter a família por perto e dando suporte à atividade que ele mais gosta, não tem preço. “Meu filho largou do caminhão. Eles viram que era um lugar tranquilo para morar e que dava para tirar uma boa renda. O sentimento é o melhor possível por eles poderem enxergar a tranquilidade de morar aqui. ”

Atendido há dois anos pela ATeG do Senar-MT, Quilberto seguiu algumas orientações de manejo que resultaram nos bons índices. “Fizemos piqueteamento para o gado aproveitar mais o pasto, adubamos a terra, aprendemos a fazer uma seleção dos animais e ficar somente com as que dão um bom retorno e fomos incentivos a melhorar”, destacou o produtor.

Família com a técnica de campo Tatiane Silva dos Santos que atende a propriedade

Segundo Larissa, que hoje carrega grande parte da responsabilidade da propriedade, já estão sendo traçados novos planos para o futuro. “Estamos em fase de investimento. Futuramente queremos fazer reforma na sala da ordenha, adquirir novos animais, fazer um curral. Tendo alguém para orientar, faremos tudo isso com mais segurança”.

Metodologia – Supervisionada pelo zootecnista, Túlio Marçal, a ATeG Bovinocultura de Leite está presente em 1.616 propriedades rurais e em 75 municípios de todo o estado. Segundo o profissional, o maior objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão nas propriedades, englobando todo processo produtivo para contribuir na tomada de decisão.

“Acompanhamos desde o manejo com os animais, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade”, destaca.

Matérias Relacionadas