Logo CNA

CNA realiza mais de 90 reuniões em rodada de negócios virtual para o setor de café
Rodada

Encontros foram realizados em parceria com a Apex-Brasil, de 8 a 12 de novembro

16 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (16/11/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na sexta (12), a rodada de negócios virtual do projeto Agro.BR para o setor de café com a realização de mais de 90 reuniões entre 30 empreendedores rurais e 20 compradores internacionais.

O objetivo da iniciativa foi aproximar pequenos e médios produtores de cafés especiais de compradores de países da América do Sul, Europa e Oriente Médio, além dos Estados Unidos e Canadá. Os encontros foram realizados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“O café brasileiro é reconhecido internacionalmente. Nós somos os maiores produtores e exportadores do grão, mas entendemos que existem oportunidades para conquistar novos mercados e consolidar nossa participação em outros”, afirmou o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão.

Segundo ele, o produtor rural brasileiro tem muito profissionalismo, atenção a atributos de responsabilidade socioambiental e a quesitos de sustentabilidade e certificações internacionais.

Alguns empresários rurais que participaram da rodada de negócios foram selecionados a partir do prêmio “Café do Brasil para o Mundo”, realizado pela CNA, Apex-Brasil e Sistema Faemg/Senar, e que avaliou 25 amostras de todo o país e revelou os melhores produtos dentro do projeto Agro.BR .

O café da produtora Simone Sampaio, de Araponga (MG), foi o vencedor do prêmio, com pontuação de 89,375. Por essa razão, Simone participou da rodada de negócios. “Para produzir café especial tem que ter muita dedicação, estudo e muita vontade, porque ele não é como o café commodity. A gente precisa saber onde vai plantar, se o terroir é bom e se a localização da lavoura é boa”, disse.

A produtora rural Juliana Mello também participou do prêmio “Café do Brasil para o Mundo” e da Rodada de Negócios Virtual do projeto Agro.BR . Segundo ela, para produzir café é necessário ter um olhar completo, que vai desde o pé até a xícara. “O nosso café varia de notas adocicadas (caramelo, chocolate, chocolate ao leite, castanha e avelã) e notas cítricas”.

Qualidade, notas de sabor no paladar são fatores que conquistam os compradores internacionais, com o Harm Jansen, da Holanda, que também participou das reuniões de negócios.

“Nossa ambição é impactar positivamente diferentes comunidades cafeeiras. E nosso interesse em negociar com o Brasil é porque se trata do maior produtor de café do mundo com uma variedade de perfis e sabores, já que ofertam café de diversas regiões e cada uma apresenta um grão específico. O interesse pelo produto brasileiro é justamente essas nuances de sabores ofertados”.

Agro.BR O projeto é um convênio entre a CNA e Apex-Brasil voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, viabilizando negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior. Dos quase mil participantes inscritos, mais de 300 são do setor do café. Saiba mais.

Matérias relacionadas

Projeto Agro.BR apresenta oportunidades e desafios para o café brasileiro na China
CNA capacita produtores de café para exportação

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte