AgroBR



O Agro.BR, convênio entre a CNA e Apex-Brasil, é um projeto de internacionalização que vai sensibilizar, capacitar, planejar e viabilizar geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais brasileiros. Tem como objetivos organizar a oferta de produtos e aumentar a quantidade de empresários rurais no comércio exterior, diversificando a pauta de produtos exportados pelo Brasil.

A sensibilização e a organização de cadeias para exportação começaram em 2016, com os tradicionais seminários da Rede InterAgro. Como resultado positivo, os empresários rurais passaram a solicitar ações mais estruturadas e continuadas de apoio a exportações. Também se percebeu que estes encontravam dificuldades para comercialização no exterior.

Nesse contexto, tornou-se necessário ampliar as ações da Rede InterAgro. Além da equipe que já realiza ações de fomento às exportações e promoção de imagem, o próximo passo foi a busca de parceiros como a Apex-Brasil.

Assim surgiu o Agro.BR, um projeto organizado e apoiado por entidades locais e nacionais, com a representatividade e capilaridade capaz de ampliar a participação de pequenos e médios empresários rurais no comércio exterior, diversificando a pauta de exportações do agronegócio nacional, com inclusão de produtos de maior valor agregado.

A parceria resultou na abertura de escritórios de comercialização nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo e na primeira representação no exterior, na China.

O OBJETIVO É AMPLIAR O NÚMERO DE EMPRESÁRIOS RURAIS EM ATIVIDADES DE PROMOÇÃO E COMÉRCIO INTERNACIONAL

O projeto terá como uma de suas premissas a adaptabilidade às realidades específicas das cadeias e das localidades produtoras. Nesta primeira fase do projeto, as cadeias prioritárias atendidas são frutas, piscicultura e aquicultura, lácteos, mel, cafés especiais, flores e hortaliças.

Cartilha


Notícias Internacionais


Eventos

Vídeos