Logo CNA

CNA realiza debate sobre Prêmio Brasil Artesanal de Azeite
Live Azeite8

Inscrições estão abertas até o dia 16 de junho

1 de junho 2023
Por CNA

Brasília (01/06/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (31), live sobre o próximo Prêmio CNA Brasil Artesanal, voltado para pequenos e médios produtores de azeites extra virgem. As inscrições estão abertas até o dia 16 de junho.

O prêmio é uma iniciativa da CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).

Imagem

A live foi mediada pela assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, e contou com a participação da especialista em azeite Ana Beloto, e do professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Juliano Garavaglia.

Na abertura do debate, Fernanda falou detalhes sobre o prêmio e destacou que este é o primeiro concurso realizado, exclusivamente, para pequenos produtores brasileiros de azeites extra virgem.

Fernanda Regina, assessora técnica da CNA Fernanda Regina, assessora técnica da CNA

“Percebemos a grande oportunidade que o Brasil tem para investir na produção de azeite extra virgem genuinamente brasileiro. A CNA busca com esse concurso o reconhecimento desse setor, a promoção do azeite produzido pelo pequeno e médio produtor brasileiro, além de levar os produtos ao conhecimento dos consumidores”, afirmou.

Ana Beloto apresentou o cenário nacional da produção nacional de azeitona, além de desafios e oportunidades para os produtores rurais. “Temos uma produção recente no Brasil, iniciada em meados de 2008. Os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo são os maiores produtores de azeite extra virgem. Mas já temos também produção em Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia”, destaca a especialista.

Ana Beloto, especialista em azeite Ana Beloto, especialista em azeite

De acordo com a especialista, o Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo. Atualmente, conta com cerca de 500 produtores nacionais. “Dos 100 milhões de litros de azeite consumidos por ano pelos brasileiros, cerca de 600 mil litros são de azeites produzidos no Brasil, o que mostra os desafios e também grandes oportunidades para os produtores rurais”, afirma Ana Beloto.

Ela também explicou que o azeite brasileiro já é reconhecido pela alta qualidade e produção sustentável. “O prêmio é uma chancela, de união de um setor, que começa lá no campo e vai até o mercado e ao consumidor.”, afirmou.

Durante a live, Juliano Garavaglia falou sobre os aspectos sensoriais, a qualidade do azeite brasileiro, sua utilização e reconhecimento na culinária brasileira. Segundo ele, há um consenso com a alta qualidade do azeite produzido no território nacional, mas que existem diferenças no sabor e no aroma, de acordo a região de produção e do tipo de azeitona utilizada no processo, que precisam ser levadas em consideração nas análises sensoriais.

Juliano Garavaglia, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Juliano Garavaglia, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

“O júri técnico utilizará normativas internacionais e quesitos de qualidade nos azeites avaliados, que podem ser frutados, amargos ou picantes. O concurso vai trazer grande valorização do produtor e fará com que o azeite brasileiro seja conhecido pelo consumidor final”, destacou o professor universitário.

Prêmio CNA Brasil – A inscrição para o concurso que escolherá o melhor azeite extra virgem é gratuita. O produtor poderá concorrer com produtos em duas categorias do azeite de oliva: blend, com mais de uma variedade de azeitona; e monovarietal, apenas com um tipo de azeitona utilizada no processo de produção do azeite.

Serão três etapas eliminatórias: júri técnico, júri popular e análise das histórias dos azeites finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos.

Todos os critérios da seleção estão disponíveis no regulamento do concurso no link: https://cnabrasil.org.br/premioazeite2023

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram reconhecidos produtores de chocolates, queijos, salames e cachaças.

Para acessar o edital e fazer a inscrição: https://cnabrasil.org.br/premioazeite2023

Assista a live completa no Youtube do Sistema CNA/Senar