Logo CNA

CNA participa de fórum sobre oportunidades comerciais com o Cazaquistão
Whats App Image 2022 09 15 at 15 05 19 1

Evento online ocorreu na quinta (15)

15 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (15/09/2022) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (15), do fórum online “Cazaquistão e Brasil: oportunidades de cooperação comercial, industrial e agrícola”.

Durante a reunião, o coordenador de inteligência comercial e defesa de interesses da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Felipe Spaniol, destacou o potencial da pauta comercial entre os dois países. “Podemos intensificar as exportações para o país com a variedade e qualidade dos produtos agrícolas que o país tem a oferecer”.

Recentemente, o Mapa assinou um acordo de cooperação com o Cazaquistão para ter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) que viabiliza a exportação de gado vivo. Segundo Spaniol, a partir deste acordo e de ações comerciais para promover produtos brasileiros na região, podem surgir novas oportunidades comerciais.

"A logística permanece um desafio, mas existe demanda por carne bovina, genética animal brasileira, frutas, açúcar. Como resultado do seminário, representantes setoriais cazaques já procuraram a CNA para conhecer fornecedores de genética Angus e Hereford, além de carne bovina em geral", explicou.

A CNA desenvolve ações para ampliar a cooperação internacional. “De um lado, podemos aumentar o comércio com uma pauta diversificada. Por outro lado, estamos abertos para cooperar cientificamente e tecnologicamente”, disse Spaniol.

Whats App Image 2022 09 15 at 15 01 39

O fórum Cazaquistão e Brasil foi aberto pelo Embaixador do Brasil no Cazaquistão, Rubem Antonio Correa Barbosa, e pelo Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov. Participaram do fórum representantes dos Ministérios da Agricultura dos dois países, da Apex-Brasil, da Embrapa, do Instituto de Pesquisa de Agricultura do Cazaquistão, do Centro de Desenvolvimento de Políticas Comerciais do Cazaquistão e representantes do setor privado.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação