Logo CNA

CNA participa de evento sobre o potencial de comércio entre Brasil e países árabes
Whats App Image 2022 11 10 at 10 18 49

Webinar foi promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na quinta (10)

10 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (10/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (10), de um webinar promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) para discutir o potencial de comércio entre o Brasil e os países árabes, com foco no porto de Tanger-Med, no Marrocos.

O coordenador de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, foi um dos palestrantes da mesa redonda “Oportunidades para exportações brasileiras e redução de custos logísticos”. Durante a apresentação, ele destacou o panorama da agropecuária brasileira no mercado internacional.

“O Brasil é o maior exportador líquido de alimentos do mundo. Mais de 200 países recebem nossos produtos agropecuários o que faz do Brasil um fornecedor de alimentos para 800 milhões de pessoas em todo o mundo”, disse.

Spaniol também falou que, de 2002 a 2021, o país aumentou em 408% as vendas de produtos do agro para a África, por exemplo, onde o Marrocos está localizado.

Sobre a relação comercial entre o Brasil e o Marrocos, Felipe informou que atualmente o país africano é o 46º parceiro comercial do Brasil. Os principais produtos agropecuários exportados são açúcar, milho e trigo.

O representante da CNA afirmou que o porto de Tanger-Med pode ser uma oportunidade para o aumento das exportações e uma porta de entrada para o continente africano.

No debate, Felipe mencionou também o projeto Agro.BR , que é uma iniciativa da CNA, em parceria com a Apex-Brasil, para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior e diversificar a pauta brasileira de exportações do agro.

Participaram da mesa redonda o presidente do Porto do Itaqui (MA), Ted Lago, o diretor-geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Ricardo de Amorim, e o vice-presidente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Agronegócios (ABAG), Ingo Plögler.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação