Logo CNA

CNA participa da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol
Cana deacucar

Evento foi realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro

26 de outubro 2022
Por CNA

Brasília (26/10/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro.

O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, estiveram presentes no evento, que teve como tema central “A Próxima Revolução da Bioenergia”.

Durante a conferência, foram abordados temas pertinentes à cadeia sucroenergética, incluindo metas de descarbonização e regulação no âmbito do Programa RenovaBio, o uso de bagaço de cana e tendências da agricultura regenerativa. Estiveram na pauta, ainda, discussões sobre acordos comerciais e a internacionalização do uso do etanol.

Especialistas também debateram sobre o mercado de açúcar e as perspectivas para o balanço da atual safra, além das estimativas para o próximo ciclo no Brasil.

Segundo a Datagro, a atual safra brasileira deve fechar em cerca de 550 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas. A estimativa para o próximo ciclo gira em torno de 575 a 595 milhões de toneladas.

“O mix de produção dependerá fortemente da tributação que será aplicada para os combustíveis fósseis e biocombustíveis no país. Assim como no Brasil”, destacou o presidente da Comissão, Nelson Perez. Segundo ele, na Índia e Tailândia também se prevê melhora nos índices produtivos de cana-de-açúcar em 2023/2024, mas sem chegar a patamares ainda mais elevados observados em anos anteriores.

De acordo com a assessora técnica Eduarda Lee, também foram discutidas no evento, questões referentes à mobilidade urbana sustentável e ações planejadas até 2050. “Nesse sentido, o etanol tem papel fundamental na agenda descarbonizante relacionada a transporte, de forma associada à manutenção da matriz energética limpa no nosso país”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte


Áreas de atuação