Logo CNA

CNA participa da 7ª edição da Expedição Custos Cana
Expedicao cana pecege

Evento foi promovido pelo Pecege Consultoria e Projetos em Piracicaba (SP)

3 de março 2023
Por CNA

Brasília (03/03/2023) – A CNA participou, na quinta (2), da 7ª edição da Expedição Custos Cana do Pecege Consultoria e Projetos, em Piracicaba (SP).

O evento apresentou análises inéditas dos indicadores de custos de produção da safra 2022/2023, levantados periodicamente com unidades industriais de todo o país.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Eduarda Lee, acompanhou o evento e destacou que, de acordo com as estimativas do Pecege, os números para a safra de cana 2023/2024 serão ainda mais positivos, principalmente devido ao clima mais favorável, à baixa idade média dos canaviais e aos menores custos de produção em relação à safra passada.

Eduarda afirmou ainda que a expedição também debateu a atual conjuntura e as perspectivas de produção e comercialização do açúcar, etanol e bioeletricidade.

"A oferta de açúcar global não aumentou muito, mas o consumo sim. É um ponto positivo porque aumenta o preço pago ao produtor. Em relação ao etanol, o produto está se consolidando como commodity global. Em 2022, 8% do etanol total produzido no Brasil foi exportado, abrindo uma janela de comercialização, principalmente para a União Europeia. Anteriormente esse número era da ordem de 5%”.

Por outro lado, algumas questões preocupam o setor na próxima safra como o atraso nas operações devido às chuvas, principalmente o plantio, taxas de juros elevadas, além de pragas e a possibilidade de ocorrência de El Niño no segundo semestre.

“Apesar desses possíveis efeitos na safra, a produtividade dos canaviais será maior e o clima melhor, com moagem que pode atingir quase 590 milhões de toneladas. O açúcar deverá seguir com preços resilientes e mais atraentes, de acordo com as análises do Pecege”, ressaltou Eduarda.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação