Logo CNA

CNA mostra contribuição do Projeto Biomas para modelo simplificado do PRA no Amazonas
Claudia

Iniciativa foi apresentada no VI Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural

3 de julho 2019
Por CNA

Brasília (03/07/2019) – A contribuição do Projeto Biomas para a elaboração de modelo simplificado de Programa de Regularização Ambiental (PRA) para a região sul do Amazonas foi apresentada durante o VI Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural na quarta (3), em Brasília.

A coordenadora executiva do Projeto Biomas na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Cláudia Mendes, destacou que o modelo simplificado está em fase de elaboração.

Claudia2

“A partir dos resultados do Projeto Biomas, identificamos a necessidade de criar um modelo simplificado de Programa de Regularização Ambiental para oferecer estratégias viáveis que associem a conservação ambiental à viabilidade técnica e econômica, propiciando retorno financeiro aos produtores rurais”, destacou Cláudia.

O modelo simplificado do PRA, de acordo com a coordenadora, tem foco no resultado e não no processo. “O produtor rural tem um prazo de 20 anos para realizar a adequação ambiental. Então o sistema de monitoramento vai ajudar a acompanhar esse processo para garantir que ao final do prazo a recuperação seja cumprida”, observou.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte, Muni Lourenço, enviou uma mensagem de vídeo aos participantes do evento.

“Por meio de um esforço conjunto da CNA, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, do governo do Amazonas e apoio do Serviço Florestal Brasileiro estamos muito próximos de estabelecer um modelo de PRA com base nas soluções tecnológicas no âmbito do Projeto Biomas. Nossa expectativa é possibilitar a sustentabilidade econômica garantindo a simplificação, a segurança jurídica e tecnologias frente às exigências do Código Florestal”, destacou.

O coordenador do Projeto Biomas no Cerrado e pesquisador da Embrapa, Felipe Ribeiro, apresentou o Sistema WebAmbiente, uma ferramenta com soluções tecnológicas para uso, recuperação e restauração de ambientes em áreas de reserva legal e de preservação permanente nos seis biomas nacionais.

Sobre o Projeto - O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre CNA e Embrapa, com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do BNDES.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas