CNA, Faemg e sindicatos rurais entregam certificados do CAR em quatro municípios de MG

264 produtores fizeram retificação do Cadastro Ambiental Rural com apoio do projeto RetifiCAR

Por CNA 18 de dezembro 2023
Compartilhe:
Whats App Image 2023 12 18 at 10 51 14 2

Brasília (18/12/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) em parceria com quatro sindicatos rurais entregam, na segunda (18) e na terça (19), os certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores que fizeram a retificação por meio do projeto RetifiCAR.

Claudia Mendes, assessora técnica da Coordenação de Sustentabilidade da CNA, afirmou que o evento vai entregar o recibo do CAR para 264 produtores que fizeram a retificação nos quatro municípios atendidos no estado: Presidente Olegário, Lagoa Grande, Lagamar e Vazante.

“Também faremos um novo mutirão para atendimentos e palestras para que os produtores entendam os próximos passos, porque o CAR é apenas o começo.”

Uma das palestras é do Instituto Federal de Florestas (IEF) que vai apresentar o “Pra Produzir Sustentável”, política de regularização ambiental criada pelo estado de Minas Gerais com base no PraValer, iniciativa da CNA, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) para viabilizar a regularização ambiental produtiva de propriedades rurais.

A Faemg apresentou o programa Agro + Verde, que fornece insumos para os produtores pecuaristas para recuperação de pastagens degradadas e vegetação nativa como sementes, mudas, calcário e apoio técnico visando tornar a propriedade mais sustentável e rentável para o produtor.

O RetifiCAR foi criado para fortalecer sindicatos rurais e apoiar produtores na retificação do CAR, visando a regularização ambiental da propriedade de acordo com o Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Os sindicatos rurais receberam, durante três meses em sistema de rodízio, uma equipe de consultores contratos pela CNA para capacitar os profissionais locais, analisar as notificações enviadas pelo órgão ambiental estadual e realizar as retificações do CAR junto com os produtores rurais.

Mais de 900 produtores já foram atendidos em Minas Gerais e em Rondônia nos municípios de Rolin de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste. O Nordeste é a próxima região do país a receber o projeto em 2024, começando pelo estado do Ceará.

 

Áreas de atuação relacionadas