CNA leva empresários rurais para feira de alimentos e bebidas na China
Missão comercial do projeto Agro.BR participa de agendas em Xangai
Brasília (29/05/2024) – A comitiva de empresários rurais do projeto Agro.BR, que participa de uma missão comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) à China, visitou, nos dias 28 e 29 de maio, a “Sial Shangai 2024”, principal feira chinesa de produtos agroalimentares.
Os membros da delegação participaram de reuniões institucionais e de negócios com parceiros presentes na feira.
Estiveram na abertura oficial do pavilhão do Brasil a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosilene Bandera, o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa.
Na oportunidade, uma das empresas integrantes da delegação da CNA foi finalista no Salão de Inovação da SIAL. A Essenciale, representada por Nívia Alcici, chegou à última etapa com dois produtos: um shot a base de própolis verde e os azeites a base de própolis verde e vermelho.
“A China é um mercado com grande potencial para produtos da apicultura e o própolis brasileiro tem condições de atender esse mercado. Trazer esses empresários para uma das maiores feiras de alimentos do país asiático é uma oportunidade de mostrar todo o potencial brasileiro nesse mercado consumidor”, disse.
Além da SIAL, a programação incluiu visitas técnicas. Na Comissão de Agricultura e Assuntos Rurais de Xangai, a CNA discutiu pautas relacionadas à cooperação técnico-científica para o aumento da produtividade no campo e abordou temas relacionados ao desenvolvimento de cultivares adaptáveis as condições geográficas dos dois países, agricultura de precisão e desenvolvimento de biotecnologia.
“Nós destacamos a importância da Embrapa no avanço da agricultura no Brasil e o papel fundamental da CNA na disseminação de tecnologia no campo”, disse o assessor Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues.
Outra visita ocorreu na sede do Leeqee Group, que atua na facilitação e criação de oportunidades de negócios no mercado chinês. Segundo Pedro, o grupo apresentou propostas para a promoção do Brasil em plataformas de livestreaming shopping no mercado chinês. “Esse tipo de ferramenta movimenta, apenas no Leeqee group, montantes superiores a 2 bilhões de yuans e vai de encontro às tendências de consumo do mercado chinês”.
Por fim, a delegação esteve presente na XTransfer, empresa focada nas soluções de facilitação do desenvolvimento de meios de pagamento. Oportunidade que pode ser explorada nas importações de insumos chineses voltados à produção agropecuária no Brasil. “Esse tipo de iniciativa tem o potencial de reduzir custos para a realização de operações de exportação”, explicou Pedro.
A última etapa da missão contará com visitas na Aliança de Comércio Eletrônico e Livestreaming de Xangai, no supermercado Ole – onde 70% dos produtos vendidos são importados – nas plataformas Green Land Global Trade Port e ZhenKunHang (ZKH), e a RT-Mart (marca líder de varejo de supermercados na China).
Conheça o projeto Agro.BR : https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/agro-br