Logo CNA

CNA debate trabalho decente com produtores de cacau no Pará
Trabalho sustentavel cacau para

Encontro aconteceu no Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira

31 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (31/08/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (31), em Altamira (PA), um encontro com produtores de cacau e chocolate para debater a importância do trabalho decente e as normas trabalhistas no campo.

O evento teve uma série de palestras e contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), do Sindicato Rural de Altamira (Siralta) e do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

As palestras trataram da aplicação da Norma Regulamentadora n.º 31, que trata das exigências trabalhistas de saúde e segurança no campo, do sistema PGRTR (Programa de Gerenciamento de Riscos do Trabalho Rural e Autodiagnóstico Trabalhista), legislação trabalhista aplicada ao cacau e outros tipos de contratação.

Palestras sobre trabalho decente em Altamira (PA).

O assessor jurídico da CNA, Welber Santos, esclareceu as principais dúvidas dos participantes, abordando pontos como formas de contratação e vínculo empregatício.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação, Letícia Fonseca, também participou do encontro e destacou a importância do cacau na região. “É um produto com grande importância socioeconômica, além de ser uma das espécies que promovem a preservação da mata nativa onde há produção. Tais momentos de debate são essenciais para organização e desenvolvimento da cadeia", afirma.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho no Pará, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Cidadania, produtores, indústrias moageiras de cacau e empresas processadoras de chocolate.

A ideia é realizar esses encontros em outros estados e cadeias produtivas. A iniciativa já aconteceu na Bahia e esta semana também ocorre em Minas Gerais e Espírito Santo, para a cultura do café.

O tema também foi trabalhado dentro do Fórum Pará Cacau 2030, uma iniciativa do CocoaAction e OIT, que ocorreu em Altamira na terça, dia 30. No momento, foram também abordadas as diretrizes para o trabalho sustentável na cacauicultura.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas