Sistema CNA/Senar se reúne com diretor da OIT no Brasil
Brasília (05/09/2024) – O Sistema CNA/Senar recebeu, na quarta (4), em Brasília (DF), o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro, que ocupa o cargo desde 2023.
O objetivo do encontro foi apresentar as principais ações e projetos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem rural (Senar) entidade em benefício dos produtores e trabalhadores rurais.
O vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fizeram a abertura do encontro, abordando a importância do trabalho em favor do setor agropecuário.
O chefe de gabinete da secretaria-executiva do Senar, Valmor Falkemberg Boelhower Júnior, falou sobre a estrutura da instituição e as ações voltadas para a formação profissional rural, promoção social, saúde no campo, cursos, formação de lideranças e formação técnica, centros de excelência e assistência técnica e gerencial.
Em seguida, o diretor técnico, Bruno Lucchi, explicou a forma de atuação e representatividade da CNA, bem como o trabalho das comissões nacionais para buscar políticas públicas que proporcionem o aumento da renda do produtor, redução de custos e redução da insegurança jurídica, entre outros pontos.
A diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, falou sobre as ações de promoção e inteligência comercial e defesa de interesses do setor agropecuário e de iniciativas em busca de mais mercados internacionais para os produtos do agro, além do trabalho dos escritórios internacionais da CNA.
Participaram do encontro o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz; a diretora de Educação Profissional, Saúde e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda; o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes; a diretora adjunta de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, Maria Cristina Ferreira; o coordenador trabalhista da CNA, Rodrigo Hugueney; e a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho da OIT, Maria Cláudia Falcão.