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CNA debate exportação de lácteos como alternativa para aumentar competitividade do setor leiteiro nacional
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26 de abril 2018
Por CNA

Brasília (26/04/2018) – Uma das principais bandeiras do Sistema CNA/SENAR, o desenvolvimento da cadeia do leite no País foi tema de discussão na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta quinta-feira (26).

A CNA recebeu a Barral M Jorge, consultoria especializada em comércio internacional, que apresentou uma proposta para melhorar a competitividade do setor por meio da exportação dos produtos lácteos nacionais.

“Foi uma reunião extremamente proveitosa, porque estamos estruturando o Brasil para ser um exportador mundial de leite. Essa é a minha principal bandeira à frente da CNA: transformar o leite da mesma forma que transformamos a carne: em um produto de exportação de primeira qualidade,” afirmou o presidente da CNA, João Martins.

O consultor em Comércio Internacional, Welber Barral, explicou que o grande desafio do Brasil é tornar o preço dos produtos mais competitivo no mercado internacional. Para isso, precisa vencer alguns desafios como logística e tributação.

“Exportar depende de várias fases que vai desde o aperfeiçoando do produtor até a distribuição da cadeia logística para ter um preço competitivo no mercado internacional. No entanto, a exportação pode gerar vantagens para todo o setor."

A intenção é se trabalhar o aumento das exportações focando em um produto específico, no caso o leite em pó, tendo assim escala para exportar e utilizando como indústrias chaves as cooperativas produtoras. Nesse sentido, a CNA estuda a realização de um projeto piloto na região Sul do País, que representa 40% da produção nacional de leite.

“As cooperativas têm papel muito importante na organização da cadeia e na inclusão dos produtores seja qual for sua escala e a dimensão da sua propriedade”, destacou Fernando Pinheiro, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). “Nós temos cooperativas com capacidade de produzir produtos com qualidade inclusiva para serem exportados.”

Para o vice-presidente da Comissão de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi, debater esse assunto foi um grande passo para estruturação do setor.

“Isso é uma necessidade para o País em função do crescimento da atividade, que é muito maior do que o consumo per capita interno. É importante destacar que o principal mercado será o interno, mas precisamos, a exemplo de outras cadeias de proteína animal, também avançar na inserção no mercado internacional”.

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