Logo CNA

CNA debate comércio internacional e segurança alimentar
Sueme

Diretora de Relações Internacionais da CNA falou sobre os temas em encontros na quinta (26) e na sexta (27)

27 de janeiro 2023
Por CNA

Brasília (27/01/2023) – A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou do evento “Potencial do Agronegócio Brasileiro no Mercado Internacional”, promovido pelo Sindiatacadistas do Rio Grande do Sul, na sexta (27).

O objetivo do encontro, que também celebrou o Dia do Comércio Exterior, foi discutir os fatores que influenciam na competitividade da produção brasileira no mercado internacional. O evento teve apoio da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Em sua apresentação, Sueme falou sobre os principais desafios comerciais do agro brasileiro. Dentre eles, ela citou a diversificação da pauta exportadora e os destinos, a ampliação da rede de acordos do Mercosul e os subsídios agrícolas com potencial de distorção, que mascaram a competividade dos produtos.

Em relação ao cenário internacional em 2023, a diretora destacou a desaceleração da economia global e das importações chinesas; a instabilidade geopolítica; e as medidas protecionistas, como a lei antidesmatamento da União Europeia.

Segurança alimentar – Na noite de quinta (26), Sueme ministrou uma aula sobre segurança alimentar e comércio internacional no curso de “Regulação do Comércio Internacional Contemporâneo” realizado pela Women Inside Trade, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Durante a aula, Mori falou sobre o papel do comércio internacional na garantia da segurança alimentar global. “Muitos países dependem da importação de alimentos para garantir o seu abastecimento interno. O Brasil, assim como outros países que produzem e importam muito, tem um papel protagonista nesse cenário”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação