Logo CNA

Acre

Circuito Agro BB 2022 reúne produtores de fruticultura em Capixaba
Circagrocapixaba1

Por meio dos encontros, são levadas à zona rural as informações específicas do acesso ao crédito rural para pequenos e médios produtores

4 de setembro 2022

Parceria busca trazer informações aos produtores rurais do Estado. Foto: ASCOM

Com o objetivo de movimentar a economia nos munícipios brasileiros, especialmente na área rural, foi realizado um novo encontro do Circuito Agro BB 2022, o terceiro deste ano no Acre. A ação é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Banco do Brasil a nível nacional.

circagrocapixaba2

Ação acontece simultaneamente em 25 estados do país. Foto: ASCOM

No último dia 2 de setembro, reuniram-se mais de 20 produtores rurais da cadeia de fruticultura (maracujá) em Capixaba para sanar dúvidas ligadas às questões financeiras, bem como ouvir a apresentação e explicações do técnico de campo João Lucas Ferreira, atuante na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR há um ano.

circagrocapixaba3

Técnico de campo João Lucas Ferreira tirou dúvidas dos participantes durante o evento. Foto: ASCOM

“Essas parcerias são essenciais para os produtores rurais. Quase todos – a grande maioria – precisam de acesso à capital de investimento, que é uma forma deles melhorarem a produção através de uma estrutura reforçada. Por exemplo: pra trabalhar com o maracujá, é preciso investir para não demorar muito a andar com as próprias pernas, por assim dizer. Também aprendi e aprendo muito com os atendimentos, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento das propriedades. Quando os produtores entendem que a terra é a própria empresa deles, é um caminho sem volta pro crescimento da qualidade, produção e renda”, destacou João Lucas.

circagrocapixaba4

Helenilce Santos, representante do BB, dialogou com os produtores participantes. Foto: ASCOM

Representando o Banco do Brasil, participou do encontro Helenilce Santos: “É gratificante poder trazer as informações corretas para as comunidades rurais. Sabemos que muitos moram em locais de difícil acesso, e que há muita desinformação sobre questões de crédito rural, acesso a esse crédito, e muitos outros tipos de credenciamento. Queremos estabelecer relações positivas e contribuir para o crescimento do agronegócio acreanos.”

circagrocapixaba5

Giele Alves Barbosa, produtor rural do Ramal Tracoá. Foto: ASCOM

“Esse evento foi de grande importância, porque esclarecemos muitas dúvidas que tínhamos, principalmente de linha de crédito ligada ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Sou atendido há um ano pela ATeG do SENAR, e sou só agradecimentos por essa oportunidade. Em questão de economia e aprendizado, melhoramos 100%, praticamente. Economizamos materiais, produtos e tempo, isso sem diminuir nossa renda.” – Giele Alves Barbosa, produtor rural do ramal Tracoá e participante do Circuito Agro em Capixaba

circagrocapixaba6

Maria Elisandra Matias do Nascimento, produtora rural do assentamento São Luiz do Remanso. Foto: ASCOM

“Somos muito agradecidos por essa reunião. Moramos em locais afastados do centro urbano, então se torna mais difícil irmos até lá para tirarmos dúvidas, e sabemos que o boca a boca leva muita informação errada aos produtores. Trabalho com produção do maracujá, limão e pimenta.” – Maria Elisandra Matias do Nascimento, produtora rural do assentamento São Luiz do Remanso (ramal Chico Mendes) e participante do Circuito Agro em Capixaba

circagrocapixaba7

Para 2022 estão programados 300 eventos em 25 estados. Foto: ASCOM

SOBRE O CIRCUITO AGRO

Por meio dos encontros, são levadas à zona rural as informações específicas do acesso ao crédito rural para pequenos e médios produtores (público-alvo da ação). Com este acesso, espera-se que os produtores beneficiados melhorem a gestão da atividade e, com isso, aumentem seus resultados econômicos e, consequentemente, a qualidade de vida. Para 2022 estão programados 300 eventos em 25 estados, sendo que cada encontro tem duração de oito horas com turmas entre 25 a 30 participantes.

Matérias Relacionadas