Logo CNA

Certificação em Itaporã (MS) fortalece mão de obra e fomenta trabalho no campo
Itapora certificacao003 0 94797000 1515060853

Mais de 300 pessoas foram certificadas

2 de outubro 2017
Por Senar

O SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Itaporã realizaram a cerimônia de entrega de certificados para 339 pessoas concluintes de cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social realizados entre 23 de janeiro a 31 de agosto de 2017. Os cursos mais realizados neste período foram: Análise e Classificação de Grãos; Agricultura de Precisão e Informática Básica.

As capacitações atendem as demandas do setor agrícola local, uma vez que a soja em grãos corresponde a 240 mil toneladas da produção, e de milho é de, aproximadamente, 410 mil toneladas.

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ressaltou a importância da melhoria do capital social no município. “Em 1977, ano de criação do estado, produzíamos em Mato Grosso do Sul 476 mil toneladas de grãos. Quarenta anos depois, somente o município de Itaporã ultrapassa sozinho o que era produzido no estado inteiro naquela época com mais de 40% a mais. Isso é possível graças aos pilares que sustentam esse trabalho, como o empreendedorismo do produtor rural, alcançado pela busca do conhecimento e da sustentabilidade”, apontou.

Na ocasião, o presidente do sindicato rural, Otávio Vieira de Mello, destacou a participação do município no Agrinho, programa de maior responsabilidade social do SENAR/MS. “O Agrinho aqui em Itaporã tem uma importância significativa. Começamos de uma maneira simples e tímida, e hoje é uma realidade que vem transformando a comunidade escolar local. Neste ano, teremos uma participação expressiva das escolas”.

O projeto chegou ao município em 2015. Hoje a metodologia do Agrinho está presente em 10 escolas, e contempla mais de 3 mil alunos. Em 2016, o município ficou em 1º lugar no concurso com a categoria Redação.

O vereador Lindomar de Freitas, representando o prefeito, destacou as ações das entidades no município. “A parceria com o Senar/MS e o Sindicato Rural, apoiados pelos Sistema Famasul, melhora a vida da nossa população. Além das transformações sociais, por meio da educação, temos um trabalho em conjunto com o sindicato na área de saúde que possibilita tratamento odontológico para as pessoas”, afirma.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas