Logo CNA

Paraná

Campanha de atualização dos rebanhos tem início no Paraná
Rebanho 2 site

Pecuaristas devem fazer cadastro de todas as espécies animais existentes na propriedade até 30 de junho, sob pena de bloqueio da GTA e multas

8 de maio 2023

A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2023 já começou. Os pecuaristas do Estado têm até dia 30 de junho para fazer a atualização do cadastro na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais que detenham a posse de animais de produção de qualquer espécie.

A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à comprovação de atualização do cadastro. Ou seja, o pecuarista que não cumprir a exigência no prazo determinado não poderá obter a GTA, impedindo a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos, o que inviabiliza a comercialização da produção. Também estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

O principal objetivo dessa atualização, realizada anualmente desde 2019, é garantir a rastreabilidade e a sanidade do rebanho paranaense. A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituíram a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra a febre aftosa, em decorrência do reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

“O cadastro dos rebanhos é uma medida de segurança para o próprio setor, garantindo que o nosso sistema sanitário continue forte e robusto. Por isso, precisamos da colaboração dos produtores para manter o status de sanidade animal do Paraná, que foi resultado de muito esforço e trabalho”, afirma Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Segundo a Adapar, as ações do Paraná foram intensificadas neste ano em razão do alerta sanitário contra a influenza aviária. Apesar de não haver registros da doença no Estado nem no Brasil, os dados precisos são ferramentas fundamentais para a atuação dos fiscais agropecuários, pois conferem agilidade para ações e medidas efetivas em casos de suspeita de doenças nos animais.

Como atualizar o cadastro

Os produtores podem fazer a atualização cadastral no sistema online pelo site da Adapar ou pelo aplicativo Paraná Agro, que está disponível para download nas lojas Apple Store e Play Store. O usuário precisa ter login e senha da Central de Segurança do Estado para acesso à página de atualização no aplicativo.

Também é possível fazer esse processo presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, nos sindicatos rurais ou nos escritórios de atendimento do município por meio das prefeituras.

Acesse a lista de sindicatos aptos a realizar este serviço.

Matérias Relacionadas