Logo CNA

Paraná

Cadeia de hortifruti se organiza com programa do SENAR-PR
Hortifruti

19 de fevereiro 2019

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

As alfaces hidropônicas chegam, todos os dias, fresquinhas às gôndolas do mercado, com o selo do programa Hortifruti (HF) do Vale do Iguaçu. Assim como os outros mais de cem olericultores que fazem parte do projeto, Fábio Balsanello, do município de Paula Freitas, no Sudeste do Paraná, negocia as hortaliças diretamente com os donos de supermercado. Em dois anos no projeto, a produção de Balsanello saltou de 500 para 3,5 mil pés por mês.

Agora, o produtor planeja dar um passo maior: construir uma nova estufa, para expandir ainda mais o negócio. “Antes da criação do HF, era difícil de os produtores locais chegarmos até mercado. Quando chegávamos, os compradores faziam 1001 exigências, o que inviabilizava o negócio. O HF nos proporcionou uma abertura de mercado e reconhecimento. Agora, está bonito de se ver”, diz Balsanello.

O HF do Vale do Iguaçu deu seus primeiros passos em 2017, com o objetivo não só de abrir mercado, mas de organizar toda a cadeia produtiva da hortifruticultura da microrregião. Neste processo, a capacitação teve papel determinante, como forma de fomentar a adoção de práticas de excelência, que implicasse na garantia da qualidade dos produtos que levam o selo do programa.

Neste aspecto, o SENAR-PR teve atuação fundamental. Em 2017, logo no início, 177 famílias de produtores foram capacitadas e, sem seguida, 49 foram cadastradas para fazer parte do HF do Vale do Iguaçu. A capacitação continuou ao longo de 2018, com cursos de extensão rural. A previsão é de que 143 famílias estejam incluídas no programa ainda nos primeiros meses de 2019.

Leia a matéria na íntegra no BOletim Informativo do Sistema FAEP/SENAR-PR

Matérias Relacionadas