ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

“Antes eu queria parar. Hoje tenho vontade de ampliar.” Horticultor vê transformação em estufa com chegada do SENAR/MS
CAPA HORTI

11 de fevereiro 2022
Por Senar

Sivaldo pensava em desistir da atividade antes da chegada da Assistência Técnica e Gerencial.

Com dificuldades na produção de folhosas, o produtor rural Sivaldo Cavalcanti, do município de Dourados, pensava em desistir da atividade quando passou a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura do Senar/MS. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“A gente tinha dificuldade para tudo. Não produzia com o mesmo rendimento que hoje. A gente plantava 100 e colhia 80. Hoje a gente planta 100 e colhe 99, 100%. Principalmente a alface”, relata o produtor.

Orientações no manejo, novas tecnologias e gerenciamento profissional da propriedade foram alguns dos pontos sugeridos pelo técnico de campo do Senar/MS.

“Mudamos o sistema de bancada. Colocamos em caixa individual. Mudamos também o sistema de plantio de coentro. Até para produzir também diminuiu bastante o custo de produção, porque a gente gastava mais para produzir”.

Com as melhorias, o pensamento de desistir da atividade se transformou no plano de ampliar a estufa.

“Antes eu queria parar. Hoje eu tenho vontade de ampliar. Comecei sozinho e depois que o Senar chegou aqui com o técnico e foi me ajudando. O que ele pediu, a gente foi acreditando e teve a transformação”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no  YouTube , e conteúdos sobre Horticultura em  ‘Mercado Agropecuário’  e  ‘Educação no Campo’ .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu