Logo CNA

CNA debate impactos da Reforma Tributária para frutas, flores e hortaliças
28507815752 f5d674c62e c

Tema foi abordado em reunião na quinta (27)

27 de julho 2023
Por CNA

Brasília (27/07/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (27), uma reunião conjunta das Comissões Nacionais de Fruticultura e de Hortaliças e Flores para debater os principais impactos do texto da Reforma Tributária (PEC 45/2019) aprovado na Câmara dos Deputados.

Na abertura do encontro, o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores, Manoel Oliveira, destacou a importância de discutir o tema para esclarecer alguns pontos que podem trazer preocupação para o setor.

“O texto será avaliado no Senado Federal e há possibilidade de alteração, então devemos ficar atentos às definições dadas em Lei Complementar. A tributação para o setor de flores e ornamentais pode inviabilizar a atividade, pois não temos espaço para repassar esse valor para o consumidor final”, afirmou Manoel.

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, fez uma apresentação sobre o contexto da tramitação da reforma no país e citou os itens que precisaram ser aperfeiçoados para garantir um texto justo para o agro.

“É importante entender que apesar de existir a possibilidade de o Senado alterar o texto, nós conseguimos fazer com que ele evoluísse muito em relação ao que era no início”, disse.

Imagem

Na reunião, Renato alertou os representantes das duas comissões sobre a importância e o nível de detalhamento que deverá ser trabalhado na Lei Complementar. Dentre os pontos, ele destacou a definição da cesta de produtos a qual será concedida a redução em 100% das alíquotas dos tributos.

“É a lei complementar que vai dizer o que vai ter alíquota reduzida ou não, então ela tem que ser muito bem trabalhada. Importante lembrar que a alíquota zero garante a manutenção dos créditos”, explicou Conchon.

Durante o debate, a assessora técnica da CNA, Maria Angélica Ferreira, esclareceu as dúvidas dos participantes em relação aos processos de aprovação do texto, as prováveis mudanças e as preocupações com alguns tópicos.

A vice-presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, Nilde Antunes Rodrigues, afirmou que a entidade e outras entidades do setor terão o desafio de se dedicar, além de todos os outros setores do agro, às cadeias produtivas de frutas, flores e hortaliças em função da diversidade de produtos e suas particularidades. “Teremos que nos debruçar sobre o tema para não trazer prejuízos para os produtores”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas