Logo CNA

Atualização de instrutores: por cursos ainda melhores para o homem do campo
20171108160056 fileid atualizacao de instrutores do senar minas em vicosa 8 de nov 0 11189400 1515060837

Objetivo é manter a qualidade dos cursos e programas oferecidos ao produtor e trabalhador rural

9 de novembro 2017
Por Senar

De forma a manter a qualidade dos cursos e programas oferecidos ao produtor e trabalhador rural em todo o estado, o SENAR Minas investe na melhoria da atuação dos instrutores. Doze profissionais estão passando por uma atualização em Viçosa desta segunda (6) até sexta-feira (10). A iniciativa, realizada constantemente pelo Senar, é coordenada pela Assessoria Pedagógica da entidade.

Esta turma conta com profissionais que ministram aulas nas áreas de Almoxarifes e Armazenistas, Apicultura, Bovinocultura de Leite e Corte, Defensivo Agrícola, Doma de Equídeos, Mecanização Agrícola, Boas Práticas de Fabricação de Lácteos e Queijo Minas Artesanal, Doce de Leite, Planejamento de Cardápios, Produção Artesanal de Alimentos, Doenças Transmissíveis, Saneamento Básico, Saúde na Infância e Adolescência, Saúde na Terceira Idade e Saúde Reprodutiva.

Esses são apenas alguns dos cursos que compõem o rol do SENAR Minas, que trabalha a fim de promover a Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares.

Para a economista doméstica Marilda Menegaz, que atua em cursos voltados para Alimentação e Saúde desde 1996, o treinamento representa a oportunidade de observar a evolução das normas do SENAR e do trabalho desempenhado pelo instrutor.

“É muito importante porque revemos as regras e entramos em sintonia com a metodologia ditada pelo SENAR. Além disso, podemos avaliar nosso comportamento e modo de trabalhar, identificando nossos pontos fortes e avaliando aspectos a melhorar. Toda vez que se renova, trabalha-se melhor”, comentou.

O técnico em Agronegócio Élcio Wagner Prizão é instrutor desde 2014. Ele atua no Triângulo Mineiro em cursos do Senar de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Almoxarife em Armazenamento de Grãos e Análises e Classificação de Grãos. Para ele, a atualização permite a auto avaliação e o reforço da metodologia do SENAR, que é referência em todo o país.

“Quando vamos a campo, nós nos deparamos com várias situações e precisamos tomar decisões. Com este aperfeiçoamento, nivelamos nosso conhecimento e saímos da nossa zona de conforto. A atualização e a troca de experiência entre os colegas irão enriquecer os cursos tanto na parte técnica quanto no que se refere ao diagnóstico dos alunos”, destacou.

A atualização metodológica é guiada pela coordenadora da Assessoria Pedagógica, Mirian Rocha, e pela assistente Cristiane Trigueiro. O treinamento envolve uma parte teórica e outra prática. Primeiramente, a equipe pedagógica repassa a metodologia do SENAR com os participantes, que, em seguida, aplicam micro aulas aos colegas e são avaliados. A segunda etapa começa nesta quinta-feira (9).

Com esse trabalho, o SENAR acredita que os instrutores poderão conduzir melhor os eventos e facilitar o aprendizado dos produtores e trabalhadores rurais.

Assessoria de Comunicação SENAR/MG

Matérias Relacionadas