Logo CNA

Amazonas

ATeG: produtores assistidos pelo programa em Manacapuru recebem visita técnica do Senar-AR/AM
VISITA ATEG MANACAPURU ZENAIDE 10

As visitas fazem parte de um cronograma de ações que visam acompanhar mais de perto os produtores atendidos pelo programa e verificar os resultados e benefícios que já começam a ser notados desde a implantação da ATeG no Amazonas

8 de agosto 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

No dia 29 de julho a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves e equipe da instituição realizaram duas visitas técnicas a propriedades atendidas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), no município de Manacapuru. As visitas fazem parte de um cronograma de ações que visam acompanhar mais de perto os produtores atendidos pelo programa e verificar os resultados e benefícios que já começam a ser notados desde a implantação da ATeG no Amazonas.

A primeira propriedade visitada foi o sítio Catarina, da produtora, Zélia Zenaide. Dona Zenaide, como é conhecida, atua na cadeia de fruticultura, especialmente com o cultivo do maracujá. Há 11 meses sendo atendida pelo programa ela já começa a notar mudanças na sua produtividade.

“Só temos a gradecer esse trabalho da ATeG e do Senar aqui na nossa propriedade. Acho que o principal diferencial é esse conhecimento de gestão, que a gente não tinha, e que ajuda a gente a saber os custos e os ganhos”, disse.

A segunda visita ocorreu no sítio Morro do Alemão, do produtor Ricardino Souza, que se dedica à olericultura, com destaque para a produção de pimentão. O produtor tinha uma área improdutiva em razão da doença de murcha bacteriana que acometeu sua plantação. Com a técnica de enxertia introduzida pelo técnico de campo da ATeG, ele produziu três toneladas de pimentão em um único ciclo. Hoje serve de exemplo para outros produtores das proximidades.

Durante as visitas, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, destacou que o foco do trabalho da instituição, por meio do programa de ATeG são os produtores rurais. “Nosso trabalho está sendo desenvolvido e trazendo bons resultados. Nosso objetivo principal é agregar valor pra vocês, pro produto de vocês. Essa confiança que vocês têm na instituição é primordial. A nossa ATeG ainda não consegue atender a todos, então precisamos selecionar. Mas vê que o grupo de produtores atendidos já têm resultados em menos de um ano, com certeza serve de inspiração para outros produtores”, avaliou, ao lembrar que as duas propriedades visitadas são atendidas há onze meses pelo programa.

Também estiveram presentes na visita, a gerente técnica, Danielle Garcia, o coordenador de ATeG no Senar-AR/AM, Rodrigo Guimarães, a supervisora técnica, Elaine Moreira, o presidente do Sindicato Rural de Manacapuru, Mário Jorge Bastos, o diretor-executivo da Agrihub, Otávio Celidonio e os técnicos de campo, Daniel Menezes e Ari Batista.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas