Logo CNA

Santa Catarina

ATeG Pecuária de Corte da região do Sindicato Rural de Campo Erê encerra atividades com oficina técnica
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Entre os temas em destaque no evento estiveram a adubação de solo e manejo de pastagens melhoradas, a importância da estação de monta e dados reprodutivos, a eficiência no ganho de peso ao desmame e, por fim, a avaliação de resultados da turma

28 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Uma manhã toda dedicada ao conhecimento, troca de ideias e avaliação dos dois anos do grupo do Programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG), na área de Pecuária de Corte, que encerrou as atividades com sucesso no Extremo Oeste. Assim foi a Oficina Técnica, realizada, recentemente, na propriedade do produtor Ademir José Cima, em São Bernardino, reunindo produtores rurais da região. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e Sindicato Rural de Campo Erê.

Entre os temas em destaque no evento estiveram a adubação de solo e manejo de pastagens melhoradas, a importância da estação de monta e dados reprodutivos, a eficiência no ganho de peso ao desmame e, por fim, a avaliação de resultados da turma.

Durante a oficina, a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Bittencourt Viêra , avaliou de forma positiva o trabalho da ATeG com o grupo de produtores da região. “Os expressivos resultados contribuem significativamente para o desenvolvimento das propriedades na região. Observamos grandes avanços como, por exemplo, um planejamento mais eficiente, uma gestão inovadora e o implemento de novas técnicas de produção. Tudo isso vem contribuindo para o aumento de produtividade e, consequentemente, da renda”.

Também estiveram presentes a presidente do Sindicato Rural de Campo Erê Juliane Silvestri e sua equipe, o supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider , o técnico de campo da ATeG Edenilson de Mello de Oliveira, além de representantes da Secretaria da Agricultura de São Bernardino e do Sicoob.

Com duração de dois anos, a metodologia da ATeG é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

ATEG PECUÁRIA DE CORTE EM SC

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes , explica que o programa é direcionado aos produtores que queiram aperfeiçoar a atividade produtiva rural. “Em dois anos de acompanhamento eles aprimoram as técnicas e o gerenciamento da propriedade, o que possibilita tornar a produção mais eficiente e lucrativa”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, destaca que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Com a ATeG os produtores recebem assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção, mensalmente, e isso vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras das famílias, para o aumento dos índices de produção, para o implemento de várias inovações nos negócios”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , destaca os expressivos resultados, tanto em números quanto em desempenho nas propriedades. Segundo ele, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, 1.600 produtores fazem parte dos 56 grupos que temos no estado. É uma satisfação observar que tantas pessoas estão aproveitando essa oportunidade tão valiosa para profissionalizar ainda mais sua propriedade”.

Matérias Relacionadas