Logo CNA

Mato Grosso

ATeG lança primeiro Manual do Técnico do Campo
Rafael

Metodologia está estruturada em cinco etapas fundamentais: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento; adequação tecnológica; formação profissional complementar e análise sistemática de resultados

15 de fevereiro 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) apresentou oficialmente o lançamento do primeiro Manual do Técnico de Campo durante o evento Parceria Educacional 2024, que aconteceu no final do mês de janeiro, no Cenarium Rural em Cuiabá. O manual funciona como uma ferramenta importante, servindo como um guia para a atuação do técnico, durante e após as visitas em campo.

Segundo o analista de dados Técnicos do Senar-MT, Rafael de Moraes Flores, além de fornecer um roteiro claro e organizado para cada visita técnica, abrangendo desde as etapas preparatórias antes da visita até os procedimentos pós-visita, como conclusão, elaboração de relatórios e solicitação de pagamento, o manual é importante para assegurar a execução da metodologia.

A metodologia está estruturada em cinco etapas fundamentais: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento; adequação tecnológica; formação profissional complementar e análise sistemática de resultados. As conclusões de todas essas etapas completam um ciclo que dura 12 meses.

“O ciclo é estrategicamente organizado, permitindo tempo suficiente para ajustes sugeridos. Ao final desse período, ocorre a primeira entrega sistemática dos resultados. No Senar – MT, esse ciclo se repete três vezes, destacando o compromisso de ensinar e apoiar continuamente o produtor”, explicou o analista.

Rafael destaca que o manual foi elaborado em alinhamento com o Documento Norteador, disponibilizado pelo Senar Central, e todos os elementos estão distribuídos ao longo das visitas. Isso visa garantir a entrega de um diagnóstico personalizado até a quarta visita, possibilitando uma compreensão técnica e gerencial clara. Essa visão é fundamental para a elaboração de um planejamento eficiente em diálogo com o produtor, estabelecendo metas e prazos até a sexta visita.

Credenciado pelo Senar-MT, o instrutor de metodologia de ATeG, Erno Menzel, reforçou em sua fala no evento a importância em seguir a metodologia estabelecida pela ATeG, pois padroniza as ações e potencializa os resultados independente da cadeia produtiva atendida pelo técnico. “ É fundamental que o técnico siga os passos determinados pela metodologia, já que é uma forma estruturada e principalmente validada pela instituição e com comprovações de que se bem aplicados o resultado acontece”, completou o instrutor.

SISATEG

O Sistema de Monitoramento da Assistência Técnica (SISATeG), foi desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2017, como uma ferramenta de monitoramento de todo processo de assistência técnica, implementado nas administrações regionais no ano de 2018. Desde então, o sistema tem evoluído em escala, tanto no que se refere a novas funcionalidades, quanto em características de segurança e eficiência operacional.

Durante o evento, a assessora técnica da Diretoria da ATEG Julia Carolina Barros de Deus, apontou que atualmente, em todo Brasil, são mais de 7.200 usuários do sistema, distribuídos em 27 Administrações Regionais. Com o registro de 3,8 milhões visitas em campo, o SISATeG, detém um banco de dados robusto e atualizado, já que as propriedades são visitadas mensalmente e o técnico, consegue refletir de forma imediata a realidade em campo. “O intuito é de que essas informações, sejam fonte para tomada de decisões e definições estratégicas da instituição”, completou a assessora.

Para além de monitoramento, a ferramenta possibilita o acompanhamento das ações em campo e dos impactos dos projetos nas propriedades rurais.

Selo


Matérias Relacionadas