Logo CNA

Mato Grosso

ATeG capacita mais de 60 futuros novos técnicos de campo do Senar-MT
Capa 02

Técnicos de campo que serão credenciados seguem essas etapas, realizando diagnósticos das propriedades para orientar e planejar estrategicamente o desenvolvimento, visando o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o incremento dos lucros

5 de março 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) capacitou 61 pessoas esta semana para se tornarem novos técnicos de campo. O treinamento teórico teve a duração de 40 horas com o objetivo de apresentar todos os passos da metodologia ATeG.

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que esteve durante a abertura do treinamento, ressaltou que a capacitação destaca a importância da abordagem gerencial, capacitando os profissionais a oferecerem suporte embasado e abrangente aos produtores. “Essa abordagem visa garantir o progresso sustentável das propriedades rurais e contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário”, completou.

A capacitação é um passo crucial para que os futuros técnicos sejam credenciados. Durante essa fase eles estudaram a metodologia, que é estruturada em cinco etapas fundamentais, são elas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento; adequação tecnológica; formação profissional complementar e análise sistemática de resultados. O evento contou com a presença dos diretores da Famato: administrativo e financeiro Robson Marques e de Relações Institucionais Ronaldo Vinha.

Os técnicos de campo que serão credenciados seguem essas etapas, realizando diagnósticos das propriedades para orientar e planejar estrategicamente o desenvolvimento, visando o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o incremento dos lucros.

O gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Faria, explica que é importante um banco de técnicos credenciados para atuar. Dessa forma, o Senar-MT oferecerá sempre um serviço completo aos produtores. “Os Sindicatos Rurais nos enviam solicitações de novas frentes em determinados períodos do ano e muitas das vezes são solicitadas de 30 a 40 novas frentes para o estado de Mato Grosso’’, completou.

A técnica de campo credenciada da ATeG da cadeira de bovinocultura de corte, Ana Claudia Ribeiro explanou sobre o dia a dia da ATeG , desafios e resultados: “Nesse trabalho em campo, trabalhamos o relacionamento com os produtores, o caso de sucesso, rotina de atendimento , além da conexão com o Senar-MT, disse Ana Claúdia

Já para Jeniffer Queiroz Bastos, técnica de campo credenciada da ATeG da cadeira de olericultura foi uma troca de experiências, principalmente em passas aos novos técnicos que existem muitos obstáculos no campo, diferentes perfis de produtores e que as vezes esses profissionais precisam se adaptar e personalizar os atendimentos para que assim eles sigam a metodologia da ATeG de uma forma eficiente.

Edilaine Fogaça é zootecnista e atualmente trabalha como gerente de pecuária em uma empresa de serviços rurais. Veio de Rondônia para fazer o treinamento e buscar novas oportunidades em sua área de atuação , trabalhando como técnica de campo no interior de Mato Grosso. Já o Diogo Anderson, engenheiro agrônomo é natural do Ceará e busca o credenciamento para expandir suas experiências.

Após a formulação de um plano de ação para 12 meses de visitas técnicas os técnicos buscam auxiliar os produtores rurais na execução das ações previstas no planejamento, enquanto coletam informações econômicas e técnicas. Esses dados são cruciais para determinar o custo de produção da safra em questão.

Selo

Matérias Relacionadas