Logo CNA

Santa Catarina

ATeG Apicultura promove Dia de Campo em Porto União
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Apicultores de Porto União, Irineópolis e demais municípios da região participaram do Dia de Campo onde o apicultor Celso Dionisio Drosdoski, o maior produtor de própolis da região, apresentou as principais técnicas de manejo produtivo realizadas em sua propriedade

18 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Manejo produtivo, produção e comercialização de própolis foram os principais tópicos do Dia de Campo realizado, em Porto União, pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na Apicultura. A iniciativa ocorreu na comunidade de Santa Maria e foi desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Irineópolis, presidido por Francisco Eraldo Konkol.

Apicultores de Porto União, Irineópolis e demais municípios da região participaram do Dia de Campo onde o apicultor Celso Dionisio Drosdoski, o maior produtor de própolis da região, apresentou as principais técnicas de manejo produtivo realizadas em sua propriedade. O evento foi acompanhado pela técnica de campo da ATeG, Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz e pelos supervisores técnicos Taiane Caroline Plautz Pscheidt e Rafael Loregian, que afirmaram o sucesso do dia de campo e a satisfação dos participantes.

A Assistência Técnica e Gerencial possibilita aos apicultores o acompanhamento em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento é personalizado com uma metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados.

CENÁRIO DA ATEG APICULTURA NO ESTADO

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2023, 756 propriedades em 103 municípios, totalizando mais de 48 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 17 grupos que contabilizam 520 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, a evolução da apicultura de Santa Catarina é significativa e a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas para o ano foram superadas e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

Matérias Relacionadas