Logo CNA

Mato Grosso

Apicultores de Lucas do Rio Verde esperam desenvolvimento após ATeG
Apicultura Cadeia produtiva 34 scaled

Neste mês de março iniciaram os atendimentos de uma frente de apicultura da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT, em Lucas do Rio Verde

4 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Crédito: Rafael Manzutti – Foto arquivo

O apicultor Franco Roberto Bilibio possui cerca de 80 colmeias divididas entre quatro fazendas em Lucas do Verde. Atualmente, ele não possui mel em estoque, mas a partir dos atendimentos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), ele espera melhorar a gestão e a comercialização do produto. Franco faz parte do grupo de apicultores que começou a ser atendido pela ATeG no município, neste mês de março.

Na atividade há 12 anos, o apicultor pretende melhorar a comercialização do mel, pólen e própolis, bem como conseguir orientações no manejo dos apiários. “Pretendo expandir a atividade para Nova Mutum que também é uma boa região para a apicultura e com a ajuda do Senar-MT acredito que teremos mais informações, orientações e conhecimento”, destaca.

A meta do apicultor é aumentar a produção de três para quatro mil kg de mel neste ano, além de ampliar a quantidade de colmeias. “Quero, nos próximos anos, alcançar o número de 200 colmeias com cada uma produzindo de 60 a 80 kg de mel. Dessa forma, minha produção iria triplicar”, explicou o apicultor.

De acordo com o Supervisor da ATeG, Túlio Marçal, o programa em Lucas do Rio Verde está na fase de diagnósticos das propriedades a serem assistidas. Nesta etapa, o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Sidnei Bueno de Miranda, visita as propriedades para levantar a atual situação e, juntamente com o produtor, analisa possibilidades de melhoria. O objetivo é levar novas técnicas para que o produtor tenha mais eficiência.

“O produtor vai relatar como a atividade está sendo trabalhada na propriedade e juntos vão definir os pontos a serem melhorados. As visitas são mensais, previamente agendadas e personalizadas para cada propriedade”, afirmou Marçal.

Essa é a primeira frente de apicultura na região da BR-163, mas em todo o estado já existem outras 10 frentes ativas. “Eles trabalham desde o manejo do apiário até os custos de produção dessa cadeia produtiva, auxiliando na parte operacional e na comercialização”, destacou Marçal.

Para o presidente do Sindicato Rural do município, Marcelo Lupatini, o desenvolvimento da apicultura no médio norte do estado abre oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores rurais luverdenses. “Em uma mesma propriedade é possível aliar grandes culturas (como soja, milho e algodão) com uma produção de mel de qualidade, mostrando a responsabilidade do produtor com o meio ambiente, com as culturas e com a sociedade”, destaca.

Solicitação de atendimento – Os interessados em serem atendidos pela ATeG, podem procurar o Sindicato Rural responsável pela sua localidade e solicitar o atendimento. No site do Sistema Famato é possível encontrar o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse clicando a seguir: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Matérias Relacionadas