Logo CNA

Bahia

Acompanhada pelo presidente do Sistema Faeb/Senar, ministra da Agricultura anuncia investimentos para a agropecuária do Nordeste
MINISTRA

Tereza Cristina visitou Centro de Excelência em Fruticultura do Senar

16 de abril 2019

A semana começou com uma boa notícia para o setor agropecuário. Durante uma visita ao Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina anunciou que o Ministério vai investir R$ 1 bilhão em assistência técnica aos pequenos produtores rurais de todo o país.

O investimento será feito em parceria com a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com ela, o programa de assistência técnica vai começar atendendo os pequenos agricultores do semiárido do Nordeste. As verbas vão ser disponibilizadas em conjunto pelo Senar e pelas Secretarias de Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério, além de outras pastas.

“Minha grande agonia hoje, como ministra, é levar assistência técnica de qualidade aos pequenos agricultores”, comentou.

Combate à praga

A ministra aproveitou a visita para comunicar que está buscando maneiras de combater a infestação da mosca-das-frutas, praga que assola a produção de frutas em todo o Vale do São Francisco.

“Estamos trabalhando para realizar esse combate. Em breve teremos avanços na área dos defensivos agrícolas. Vamos praticar a equivalência com os outros países”, assegurou.

Visita

Essa foi a terceira viagem de Tereza Cristina à região Nordeste e a primeira à Bahia desde que assumiu o cargo. Em Juazeiro, pela manhã, assim que desembarcou na cidade, a ministra conheceu propriedades da região, acompanhada por Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias, o senador Fernando Bezerra, o deputado federal Fernando Filho, o deputado estadual, Antônio Coelho, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, entre outras autoridades.

No Centro de Excelência, ela participou uma reunião com produtores da região, articulada pelo Sistema Faeb/Senar.

Ainda cumprindo a agenda, a ministra conheceu de perto o trabalho do programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia, na empresa Special Fruit.

Durante o encontro com a ministra, Humberto Miranda destacou a caprinovinocultura do estado e a necessidade do investimento do governo na organização social dos produtores.

“Se a gente fizer o que foi feito na avicultura, uma integração onde o pequeno produtor esteja anexo às grandes empresas, a gente pode viabilizar esse semiárido que tem também a pecuária de leite como um grande sustentáculo. A Bahia tem uma região muito próspera, que é a região oeste, onde temos a agricultura e um índice de produtividade invejável ao mundo inteiro. Temos o extremo sul também que produz muita fruticultura, com um dos maiores rebanhos do estado. Mas os municípios da região semiárida da Bahia precisam ser olhados pelo governo e eu tenho certeza de que o governo Bolsonaro tem a vontade política de fazer um projeto de estruturação que resolva a situação do semiárido”, disse.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas