Logo CNA

Amazonas

​Inédito: Senar Amazonas realiza aula inaugural do Curso Técnico em Agricultura
AULA INAUGURAL AGRICULTURA 1

Inteiramente gratuito, o curso inédito do Senar, iniciou no Amazonas após um concorrido processo seletivo

21 de março 2024

Por: Ascom - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Fonte: Sistema Faea Senar Fundepec/AM

O Senar Amazonas realizou, no sábado (16), em parceria com o Sindicato Rural de Itacoatiara, no polo de ensino Antenor Alves de Lima, no município, a aula inaugural do Curso Técnico em Agricultura. Inteiramente gratuito, o curso inédito do Senar, iniciou no Amazonas após um concorrido processo seletivo.

Com o comparecimento de 100% dos alunos aprovados para a turma, a aula inaugural contou com a presença do presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço e de membros da equipe técnica da instituição.

“Estamos no início da caminhada desse curso técnico inédito que vai contribuir, com certeza, para a formação de técnicos qualificados pra impulsionar ainda mais o desenvolvimento da agricultura de Itacoatiara, município que tem um destaque muito importante no setor primário do Estado do Amazonas, tanto para a produção agrícola de consumo local quanto para o mercado consumidor de Manaus. Essa é mais uma importante contribuição do Senar Amazonas ao desenvolvimento do setor primário no nosso Estado”, avaliou, Muni Lourenço, no evento.

O presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima, também ressaltou o ineditismo do curso e falou sobre a importância desses futuros profissionais para o município e para o Amazonas, como um todo. “O curso de agricultura é um curso inédito do Senar aqui no Amazonas e principalmente no município de Itacoatiara, onde tem 30 alunos que depois que se formarem vão poder auxiliar muitos produtores rurais com o aprendizado que eles terão tanto aqui quanto em outras localidades do Estado porque ficarão aptos a exercer a função. Então isso é muito importante pra gente, não só para o Sindicato Rural quanto pro Polo de Ensino do Senar aqui no município como também para o Amazonas”.

Estiveram presentes também na ocasião, a secretária escolar do Polo de ensino, Soraya Cordovil, o gerente da área técnica do Senar-AR/AM, Jean Mendes, a responsável pela Formação Técnica, a pedagoga Danielle Garcia, a gerente da área administrativa-financeira, Joycione Santos e o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães. A aula de ambientação foi conduzida pela instrutora, Elem Serrão.

Curso Inédito

O Curso Técnico em Agricultura na modalidade à distância é uma novidade do Senar e tem como objetivo formar profissionais habilitados no planejamento, execução e controle do processo de produção agrícola e suas atividades de mecanização, a partir de uma visão ampla e sustentável das atividades do Agronegócio.

Com 70% da carga horária à distância e 30% presencial, o curso, inteiramente gratuito, é composto por aulas e avaliações à distância e presenciais, obrigatórias para aprovação. Há uma certificação intermediária ao longo do curso e o diploma tem o registro do Ministério da Educação (MEC).

A inserção no mercado de trabalho deste profissional se estabelece por meio da possibilidade de atuação em: estabelecimentos rurais, empresas de consultoria, empresas públicas e privadas, cooperativas, prestadores de serviços, entre outros.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas