FEIJÃO-CAUPI

Mobirise

Feijão-caupi, a Africa no Nordeste Brasileiro

Com origem no continente africano, o feijão-caupi é cultivado no Brasil desde o Século XVI. Diferente dos demais feijões amplamente cultivados no país, o feijão-caupi não pertence à espécie Phaseolus vulgaris e sim à espécie Vigna unguiculata (L.).

No Brasil, dependendo da região, pode ser conhecido como feijão-de-corda, feijão-fradinho, feijão de praia, feijão miúdo e feijão macaçar. O feijão-caupi é o segundo feijão mais cultivado no país. Para a safra 2019/2020, a Conab estima uma produção superior a 722 mil toneladas. Apesar de a produção ser expressiva em 17 Unidades da Federação, as regiões Norte e Nordeste são responsáveis por mais de 75% da produção nacional. A produção está muito alinhada ao hábito de consumo da população destas regiões.

Apesar da sua expressão regional, o bom desempenho dos cultivos tem atraído empresários de outras regiões do país, como é o caso do Mato Grosso, que na safra 2019/2020 já se configura como o segundo maior produtor nacional.

Além da boa aceitação no mercado interno, o feijão-caupi tem ganhado cada vez mais novos mercados. Em 2019, o Brasil exportou 43 mil toneladas que foram destinadas para 40 países da Europa, Ásia, África, América do Norte e Oriente Médio.

Mobirise
Mobirise

© Copyright 2020 Sistema CNA/Senar

Site was started with Mobirise site templates