Institucional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

As 27 Administrações Regionais promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural. E a Administração Central do Senar, em Brasília, também tem um portfólio de programas especiais.

Nos últimos anos, a entidade ampliou, significativamente, o seu leque de ofertas educativas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e educação profissional técnica e tem concentrado esforços na busca de novas parcerias para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo.

Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o Senar criou a metodologia de Assistência Técnica Gerencial (ATeG) com Meritocracia. A produção assistida da entidade auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias.

A agropecuária brasileira tem hoje um nível elevado de sofisticação de suas operações, novas carreiras e novos perfis profissionais. Os requisitos de cada cadeia produtiva – do laboratório de pesquisa até o ponto de venda no supermercado, na feira ou no porto, demandam diversas habilidades e competências.

O Senar é a escola que tira a tecnologia das prateleiras e leva ao campo, onde há necessidade, e aplica as pesquisas, onde há demanda. Para auxiliar agricultores e pecuaristas na chamada resiliência climática, o Senar busca novos parceiros internacionais e desenvolve ações, programas e projetos voltados para a sustentabilidade.

Senar 30 Anos

Missão


Realizar ações educacionais de formação profissional rural, assistência técnica e promoção social, contribuindo para o desenvolvimento do produtor e do trabalhador rural brasileiro com foco na produção sustentável, na inovação e na valorização das pessoas do campo.

Visão


Ser referência como instituição de excelência que contribui para que os produtores e trabalhadores rurais brasileiros sejam exemplos mundiais em produção agropecuária sustentável e inovadora.

Valores


·         Ética
·         Responsabilidade social, econômica e ambiental
·         Transparência
·         Inovação
·         Credibilidade

Estrutura Organizacional

Orgonograma site 3

Senar nos estados

O Senar é composto por uma Administração Central, em Brasília, e por 27 Administrações Regionais, com sede em cada estado e no Distrito Federal.

Administração Central assegura suporte administrativo, metodológico e jurídico, além de ser responsável pela interface com os órgãos federais, instituições nacionais e internacionais ligadas à educação e ao trabalho, irradiando experiências exitosas para as Administrações Regionais, que oferecem ao público do Senar em todo o país ações de Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS), a partir das quais são desenvolvidas competências profissionais, contribuindo para o avanço socioeconômico dos cidadãos do campo.

Legislação

imagem.png

Lei nº 8.315, de 23 de dezembro de 1991

Acesse
imagem.png

Decreto n° 566, de 10 de junho de 1992

Acesse
imagem.png

Regimento Interno Senar

Acesse
imagem.png

RLC – Regulamento de Licitações e Contratos do Senar – Resolução 001/2006/CD

Acesse
imagem.png

Resolução 39/21/CD - altera valores do RLC

Acesse

Fonte de Recursos

Para o custeio das ações, o Senar tem como principal fonte de recursos a contribuição compulsória recolhida por produtores rurais, agroindústrias, entidades sindicais patronais rurais e empresas prestadoras de serviços rurais. As ações também são subsidiadas por parcerias e convênios firmados com instituições privadas e/ou governamentais.

Os recursos institucionais retornam à população do campo com a oferta de ações de Formação Profissional Rural, atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e de Assistência Técnica e Gerencial.