Logo CNA

Publicações

PIB Brasil
3 de junho de 2022
PIB brasileiro tem alta de 1,0% no primeiro trimestre de 2022
banner.png

PIB Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, 2 de junho, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o primeiro trimestre de 2022. A economia brasileira teve crescimento de 1,0% no primeiro trimestre, quando comparada ao trimestre imediatamente anterior. Quando comparado ao mesmo trimestre de 2021, o crescimento foi de 1,7%. Os resultados ficaram abaixo das estimativas de mercado, tanto na comparação com o trimestre imediatamente anterior, onde as estimativas eram para valores acima de 1,2%, como na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior, com as estimativas acima de 2,0%. Na agropecuária, houve queda de 0,9% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior. O crescimento de 1,0% do PIB brasileiro no primeiro trimestre do ano é o terceiro resultado positivo após a queda de 0,2% no segundo trimestre de 2021. A alta foi puxada, principalmente, pelo setor de serviços, que cresceu 1,0%, e representa cerca de 70% do PIB brasileiro.

O crescimento de alguns grupos dentro deste setor evidencia uma retomada de atividades que ainda estavam reprimidas devido à pandemia da covid-19, como é o caso das viagens aéreas e outros transportes de passageiros.

Na indústria, o resultado 0,1% acima do trimestre anterior demonstra estabilidade no setor. O maior crescimento no setor industrial foi do grupo de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, que teve alta de 6,6%. As indústrias extrativas tiveram queda de 3,4%, puxando o resultado para baixo. Segundo o IBGE, o resultado negativo deste grupo é devido à menor produção de minério de ferro.

Áreas de atuação