Bovinocultura de corte Bovinocultura de corte Boi Gordo mercado boi gordo Bovinocultura Bovinocultura de corte Mercado Futuro

Crescimento nas vendas internas sustentam os preços no mercado do boi gordo.

ESTRATÉGIAS PARA O BOI GORDO NO MERCADO FUTURO Uma parceria da CNA com a Stone X para o produtor rural 12 de julho de 2024

Por CNA 12 de julho 2024
Compartilhe:
COMUNICADO TECNICO 11
Baixar publicação


ESTRATÉGIAS PARA O BOI GORDO NO MERCADO FUTURO

Uma parceria da CNA com a Stone X para o produtor rural

12 de julho de 2024

 

Crescimento nas vendas internas sustentam os preços no mercado do boi gordo.

Com o impulso nas vendas de carne bovina nesta semana, maior demanda por cortes mais acessíveis, além da escassez de animais e aumento no ritmo das exportações os preços mostraram variações positivas ao longo dos dias.

O indicador do boi gordo Cepea, vinha acumulando alta de 1,3% na comparação semanal, porém fechou em recuo de 0,3% com R$226,55 no dia 11/07. Enquanto isso, a carcaça casada do boi acumulou um aumento de 0,9%, atingindo o valor de R$16,29.

No mercado de animais para abate, os frigoríficos estão ampliando suas escalas com bois confinados, que geralmente são comercializados a preços mais altos. Conforme essa proporção aumenta em relação aos animais de pasto, a indústria procura manter estáveis os preços das outras negociações, para evitar inflacionar a média do preço do boi. 

A expectativa é de que os preços mantenham a trajetória estável durante o mês.

 

Mercado futuro: qual melhor momento para se proteger?

Quando o assunto é mercado futuro, muitos pecuaristas se perguntam em qual momento se proteger. A resposta para esta pergunta é: quando tiver os custos e rentabilidade desejada em mãos.

Isso porque, se não há parâmetros medidos, não há como gerenciar riscos e garantir preços e margens ilusórias. Além disso, sem dados concretos, fica difícil melhorar as operações e ser mais eficiente. No mercado atual, essa falta de informação pode levar a perdas financeiras e dificultar a manutenção de bons lucros.

Bom, diante disso, abaixo é exemplificado momentos de proteções para o contrato de outubro de 2024. Em abril desde, mais especificamente em 16/04/2024, outubro alcançou o valor de 251,55/@. Ao observar o gráfico abaixo, é possível pensar que não foi um bom valor, uma vez que já tiveram preços mais altos em datas anteriores.

Imagem

Porém, mesmo nesse preço de 251,55/@, o pecuarista que comprou animal chegando a 13@ no custo de 230,00/@, irá terminá-lo em 120 dias, com GMD de 1,55 (kg/dia), 55% de rendimento de carcaça, custo da arroba produzida de 180,00/@, garantiu uma rentabilidade de 860,00/cabeça ou 5,28% a.m.

 

Agora que o preço está 243,05, passou a oportunidade? Ainda não, pois seguindo os mesmos parâmetros acima, ainda é possível conseguir 680,00/@ por cabeça de rentabilidade ou 4,17% a.m

Imagem

Ou seja, sem medir, não dá para saber se está indo bem ou mal, o que aumenta o risco de cometer erros. Medir é essencial para tomar decisões informadas e garantir a estabilidade do negócio, assim como utilizar ferramentas de gerenciamento de riscos diante de um mercado volátil.

Se você se interessou e quer saber mais detalhes, a CNA possui uma parceria com a StoneX que sempre estará disponível para te auxiliar e explicar melhor sobre as ferramentas de gestão de risco.

Confira as estratégias para o mercado futuro do boi gordo aqui.

Contato:
Marianne Tufani
Consultora em gerenciamento de riscos
(19) 9 9994-0917

Imagem

Áreas de atuação

Veja também

Crédito rural em ano de margens estreitas
Publicações Campo futuro

Crédito rural em ano de margens estreitas

Café

13 de outubro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 36
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 36

9 de outubro 2026

Ler publicação
Pesquisa da pecuária municipal (ppm) 2025: rebanho bovino cai pelo segundo ano consecutivo
Publicações Publicação

Pesquisa da pecuária municipal (ppm) 2025: rebanho bovino cai pelo segundo ano consecutivo

Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura

8 de outubro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 35
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 35

2 de outubro 2026

Ler publicação
Agosto tem criação de 165,8 mil empregos formais
Publicações Caged

Agosto tem criação de 165,8 mil empregos formais

Núcleo Econômico

1 de outubro 2026

Ler publicação
Cenários de mercado e custos na aquicultura
Publicações Campo futuro

Cenários de mercado e custos na aquicultura

Aquicultura

28 de setembro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 34
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 34

25 de setembro 2026

Ler publicação
VBP da agropecuária deve cair 4,0% em 2026
Publicações Vbp

VBP da agropecuária deve cair 4,0% em 2026

Núcleo Econômico

22 de setembro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 33
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 33

18 de setembro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 32
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 32

11 de setembro 2026

Ler publicação