Notícias
Sorrindo no Campo: cuidando da saúde bucal das crianças do meio rural
Iniciativa promovida pelo SENAR-SC beneficiou mais de 350 estudantes
“Cuidar da alimentação, visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes corretamente após as refeições e antes de dormir são as três principais práticas no que diz respeito à higienização bucal”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Santa Terezinha, Nelson Felippi, durante mais uma edição do programa Sorrindo no Campo promovido na região do Vale do Itajaí. A iniciativa foi desenvolvida pelo Sindicato Rural de Santa Terezinha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).
Cerca de 360 crianças do meio rural das Escolas Básicas Municipais Alto Rio da Anta e Cristo Redentor, localizadas nos Distritos de Rio da Anta e Craveiro, município de Santa Terezinha, região do Vale do Itajaí, participaram do programa. “É fundamental que a educação sobre a saúde bucal seja inserida desde cedo na vida das crianças, isso evita doenças bucais e faz com que eles se conscientizem da importância dos cuidados com a boca”, observou a coordenadora do programa em Santa Catarina, Estela Macedo.
O programa tem como foco a prevenção da saúde bucal de crianças que frequentam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em escolas no meio rural. São oito horas de programa com atendimento de aproximadamente 120 crianças a cada edição. Elas têm acesso ao Espaço Saúde Bucal com atividades lúdicas e educativas incluindo jogos, brincadeiras, informações e práticas sobre a higienização correta dos dentes e da boca.
A dentista e prestadora de serviço em instrutoria do programa por meio do SENAR/SC Carla Einsfeld, utiliza cenário e recursos instrucionais de maneira lúdica que visam estimular o imaginário infantil e o envolvimento com o processo de caráter educativo e preventivo. “Acompanho a escovação de cada criança e oriento individualmente, trabalhando sempre com a ludicidade para a melhor compreensão, de acordo com a faixa etária atendida.
O supervisor do SENAR/SC na região do Vale do Itajaí, Darci Aloisio Wolmann, explicou que todas as crianças receberam um kit saúde bucal, contendo escova, fio e creme dental para a prática de higienização e uma cartilha contendo os três passos para o sorriso saudável.
A diretora da Escola Básica Municipal Cristo Redentor, Hildegard Tiem Muchenski, aprovou a iniciativa. Essa foi a primeira vez que a escola participou do programa e os resultados alcançados foram satisfatórios. “É sempre importante reforçar as orientações com relação à saúde bucal, de modo que seja incentivada a formação do hábito na infância. Por isso trouxemos o programa Sorrindo no Campo do SENAR/SC, que aborda a escovação de maneira simples e clara fazendo com que as crianças reconheçam a importância desses cuidados”, avaliou.
Para que os professores possam dar continuidade no processo educativo, as escolas receberam cartazes contendo os três passos para o sorriso saudável e cartilhas. “O programa é uma oportunidade de incentivar desde cedo as crianças a terem hábitos saudáveis que promovam saúde bucal. Tudo isso é possível graças às parcerias que acreditam no programa e se envolvem com a promoção da saúde e da qualidade de vida das famílias do meio rural catarinense”, salientou o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O Presidente do Conselho Administrativo do SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou que as atividades de saúde educativa e preventiva são prioridade da Promoção Social desenvolvida pela instituição para as famílias rurais.
Assessoria de Comunicação Sistema Faesc/SENAR-SC
www.senar.com.br