ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Programa Sorrindo no Campo incentiva cuidados com a saúde bucal na infância
02 16 0 59310600 1515061049

A iniciativa é desenvolvida com crianças do 1º ao 5 ano do ensino fundamental em escolas no meio rural

23 de novembro 2016
Por Senar

Com foco na promoção e prevenção da saúde bucal de crianças do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promove o Programa Sorrindo no Campo. A iniciativa é desenvolvida com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em escolas no meio rural.

Conforme explicou a dentista e prestadora de serviço em instrutoria do SENAR/SC, Carla Einsfeld, o programa tem duração de 8 horas e atende cerca de 120 crianças a cada edição. “Em novembro, a média foi de 480 atendimentos com duas turmas no município de Irineópolis, uma em Canoinhas e a outra em Campo Erê”.

As crianças participam do Espaço Saúde Bucal com atividades lúdicas e educativas incluindo jogos, brincadeiras, informações e práticas sobre a higienização correta dos dentes e da boca. “O cenário e os recursos instrucionais utilizados visam estimular o imaginário infantil e o envolvimento com o processo de caráter educativo e preventivo”, esclareceu Carla.

Segundo Carla, cuidar da alimentação, visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes corretamente após as refeições e antes de dormir são as três principais práticas no que diz respeito a higienização bucal. “É importante que as crianças tenham conhecimento disso desde pequenas para evitar cáries, tártaros e outras doenças bucais”, afirmou a dentista.

Durante as atividades, Carla acompanhou individualmente a escovação de cada criançou e orienta, se necessário, cuidados mais específicos e reparações.

De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região extremo oeste, Grasiane Bittencourt, cada criança recebeu um kit saúde bucal, contendo escova, fio e creme dental para a prática de higienização e uma cartilha contendo os três passos para o sorriso saudável. “O material também contém informações e orientações para a família, pois a supervisão dos pais e o exemplo são indispensáveis para a formação de bons hábitos”, salientou.

A supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss, conta que para que os professores possam dar continuidade no processo educativo, a escola recebe cartazes contendo os três passos para o sorriso saudável e cartilhas. “O programa é uma oportunidade de incentivar desde cedo as crianças a terem hábitos saudáveis que garantam a qualidade bucal”, considerou.

O superintendente Gilmar Antônio Zanluchi destacou que tudo isso é possível graças às parcerias que acreditam no programa e se preocupam com a promoção da saúde e da qualidade de vida das famílias do meio rural catarinense.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas