Logo CNA

Curso em Boa Esperança ensina como manter a saúde bucal
20171207120432 fileid saude bucal 2 interna 0 01767600 1515060778

8 de dezembro 2017
Por Senar

Quantas vezes por dia é necessário escovar os dentes? E como deve ser essa escovação? Essas e outras dúvidas foram tiradas durante o curso de Saúde Bucal do SENAR Minas realizado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Boa Esperança para alunos da Escola Municipal Fazenda Águas Verdes, na zona rural da cidade.

Os alunos foram divididos em duas turmas (manhã e tarde). O instrutor Irineu Márcio Oliveira Bonfante apresentou as doenças bucais que a falta de higienização pode acometer, a importância de ir ao dentista com frequência, como prevenir as placas bacterianas e doenças da gengiva.

Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2014 pelo Conselho Federal de Odontologia, 20% dos brasileiros não vão ao dentista, e o motivo é a falta de dinheiro. O mais agravante dos números é que 68% da população sequer sabe se tem direito ou não a um tratamento público de saúde bucal.

No treinamento do SENAR Minas os participantes aprendem as técnicas corretas de escovação, quantas vezes é preciso fazer a higienização durante o dia e principalmente o uso correto do fio dental. A falta de cuidado com a saúde bucal pode desenvolver doenças da boca e da gengiva, que podem afetar o corpo todo e até a perda dos dentes. O tipo de escova também faz a diferença na higienização. “Cuidar dos dentes é importante. O sorriso é o cartão postal da pessoa. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para manter os dentes limpos e saudáveis”, acrescenta o instrutor.