Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato recebe “Prêmio Dimas” e assina Termo de Cooperação Técnica junto ao MPMT
Vilmondes

A parceria visa ao fortalecimento da ressocialização, por meio da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho de reeducandos em 40 unidades prisionais do estado.

6 de dezembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

O Sistema Famato/Senar-MT recebeu do Ministério Público do Estado de Mato Grosso(MPMT) no começo deste mês de dezembro , o 1º Prêmio Dimas, alusivo ao encerramento das atividades 2023 do Projeto Construindo Sonhos, através da apresentação de resultados e formalização de uma nova parceria em um evento comemorativo que reuniu instituições parceiras, voluntários e apoiadores da iniciativa.

O evento também foi marcado pela adesão do Senar-MT como novo parceiro da iniciativa, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o MPMT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A parceria visa ao fortalecimento da ressocialização, por meio da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho de reeducandos em 40 unidades prisionais do estado.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain explanou que receber esse prêmio é louvável para a instituição, até porque o Senar-MT vem mudando vidas há mais de três décadas, levando a profissionalização e abrindo portas ao mercado de trabalho à milhares de pessoas no estado por meio da capacitação profissional de mão de obra para o campo: “Ao longo dos anos a instituição implantou novos projetos, programas sociais e está sempre desenvolvendo mais ações educacionais para suprir a demanda do produtor rural e a assinatura desse termo vem só agregar as nossas ações em Mato Grosso”, disse Vilmondes.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, e pelo superintendente do Senar-MT, José Luiz Martins Fidelis. Para Fidelis é uma honra o Sistema Famato/Senar-MT ser agraciado como prêmio. É uma forma que o MP/MT encontrou de homenagear os parceiros do Projeto Reconstruindo Sonhos: “ Parabenizamos o Dr. Deusdete Cruz e a Drª Josane, por implementarem essa brilhante iniciativa, que visa acreditar na recuperação do ser humano, que por algum motivo desviou-se das regras de convivência e hoje buscam regenerar-se de uma forma digna, e o Senar-MT na medida do possível atendeu o chamado do Ministério Público do Estado e já vem colhendo frutos de sucesso do projeto”, ressaltou Fidelis.

Para a coordenadora do Reconstruindo Sonhos, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, o evento vem sendo idealizado há muitos meses. O objetivo é fazer com que cada um desses parceiros que contribuiu para que esse projeto se tornasse realidade, se sinta importante é a parte fundamental da construção de uma nova era: “Todos sonhamos em viver em um mundo melhor, com mais liberdade, fraternidade e onde possamos ser mais felizes. Mas, para que esse mundo se torne real, é preciso que cada um dê a sua cota de participação. Então preciso realmente agradecer a todos que aqui estão”, afirmou a promotora de Justiça.

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Junior, disse acreditar que não somente com políticas públicas criminais é que se melhora um país, mas sim com iniciativas como essa, que reúne organismos públicos, privados e do terceiro setor. “O Reconstruindo Sonhos nasceu do coração da Josane. De uma ideia surgiu um projeto, vieram as parcerias e o resultados começaram a aparecer. O grande legado desse projeto é o engajamento, o diálogo e a união de esforços. Buscamos a mesma coisa: que a sociedade veja em nosso trabalho, em todo o ciclo, um resultado útil”, argumentou.

Resultados – O Reconstruindo Sonhos foi lançado em setembro de 2021, com o objetivo de fortalecer a reinserção social de reeducandos e reduzir a reincidência criminal por meio da qualificação, habilitação para o mercado de trabalho e ampliação da compreensão do sentido da vida. Nesses dois anos de atividade, ele foi executado em 15 municípios de Mato Grosso, beneficiando 249 participantes ativos em 19 unidades prisionais. Conforme a psicóloga do projeto, Amanda Freire de Amorim, esse número de estabelecimentos prisionais representa 46% de todo o sistema, o que demonstra o alcance da iniciativa.

O projeto é executado em duas etapas. Na primeira, chamada de “Ampliação do sentido da vida”, são realizados 12 encontros semanais presenciais dentro das unidades, nos quais são abordados com os participantes temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes, etapa chamada de “Qualificação profissional”. O trabalho foi realizado por 48 voluntários multiplicadores capacitados, com apoio de 94 parceiros. Ao todos, já foram ofertados 21 cursos profissionalizantes.

Premiação – A solenidade de encerramento anual das atividades e prestação de contas foi marcada também pela entrega do 1º Prêmio Dimas, um reconhecimento aos voluntários e instituições parceiras do projeto, que foram fundamentais para que o projeto atuasse na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Vinte e nove instituições parceiras e unidades prisionais foram agraciadas com placas e 130 voluntários e apoiadores receberam “pins” de homenagem.

O nome do prêmio faz referência ao homem condenado pela prática de roubo que estava ao lado de Jesus no momento da crucificação. “Dimas, demonstrando muita humildade, teve uma pequena conversa com Jesus, demonstrando arrependimento e pedindo a Jesus que intercedesse por ele. Dimas, após uma vida de erros, sentiu que tudo poderia ser diferente”, dizem os relatos históricos e bíblicos.

Também participaram da solenidade, o gerente de Operações do Senar-MT Darion Liziê de Souza, o coordenador da Equipe de Regionais do Senar-MT, Victor Roberto Ribeiro Fazinga, o representando do Poder Judiciário, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando de Almeida Perri, a diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, Mari Solange Senese, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, o primeiro subdefensor público-geral Rogério Borges de Freitas, o secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), delegado Valter Furtado Filho, a representante da organização sem fins lucrativos Nova Acrópole, Élida Laura Norberto da Silva, e o representante do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Cuiabá e o conselheiro Flávio Ferreira.

Com assessoria de imprensa do MPMT

Selo

Matérias Relacionadas