Logo CNA

Paraná

Senar-PR renova convênio com a Fetaep para 2024
Parceria Fetaep

Termo de cooperação disponibiliza R$ 3 milhões para cursos e eventos de formação profissional, além de ações de políticas públicas e mobilização sindical

14 de dezembro 2023

Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

O Senar-PR renovou o convênio com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) para o ano de 2024. Nesta quarta-feira (13), os presidentes Ágide Meneguette, do Senar-PR, e Alexandre Leal dos Santos, da Fetaep, assinaram o termo de cooperação, que prevê a realização de cursos, eventos de capacitação e formação nas regionais sindicais e nos sindicatos dos trabalhadores rurais para lideranças, colaboradores e trabalhadores rurais agricultores familiares. O valor disponibilizado para as ações é de R$ 3 milhões.

Confira as fotos do evento de assinatura do convênio

“Os produtores rurais, independentemente do tamanho, precisam se adaptar ao momento atual. O pessoal precisa estar pronto para mexer em equipamentos modernos e saber usar as tecnologias disponíveis. Essa parceria vai permitir que muitos trabalhadores passem pelas formações, pois o mercado exige conhecimento”, destacou Meneguette.

Meneguette, Leal dos Santos e Carlos Augusto Albuquerque, superintendente do Senar-PR, assinaram o documento

Na mesma linha, Leal dos Santos destacou o convênio como o Senar-PR como mais uma ferramenta para fortalecer a agricultura familiar no Paraná. “O setor familiar tem avançado muito nos últimos anos. E essa parceria vai ajudar na formação dos nossos trabalhadores e, consequentemente, ampliar a produção e qualidade dos nossos produtos. Posso dizer que esse convênio é extremamente importante para Fetaep”, afirmou.

Em 2023, por meio do convênio entre as duas entidades, 127 eventos foram realizados, sendo 39 da Fetaep e 88 das regionais e sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares (STTRs), envolvendo 19,5 mil pessoas. A expectativa para 2024 é de que os projetos alcancem 30 mil participantes, entre lideranças do movimento sindical, colaboradores dos sindicatos e trabalhadores rurais agricultores familiares.

Colégios agrícolas

Durante o evento de assinatura, o presidente do Senar-PR relembrou o Programa Agropecuária 2030, resultado da parceria entre a entidade e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) , com o objetivo de colocar os 23 colégios agrícolas na era digital. A iniciativa de formação profissional voltada aos mais de 1,5 mil alunos das instituições de ensino oferta, entre outras ações, quatro módulos: Agricultura de Precisão (AP), de Drones Agrícolas, de Mecanização Agrícola e de Pecuária, que serão cursados por todos os alunos dessas escolas técnicas. Por meio do convênio com a Fetaep, os trabalhadores rurais também poderão participar destas formações.

“Na mesma linha, podemos disponibilizar esses cursos para que os associados da Fetaep possam fazer dentro dos colégios agrícolas. Investimos em equipamentos como drones, aparelhos de GPS e tablets , além da atualização dos instrutores do Senar-PR, para proporcionar o que há de mais modernos para a formação dos futuros profissionais que vão atuar na agropecuária do Paraná”, disse Meneguette.

Evento reuniu dezenas de lideranças do setor agropecuário

Matérias Relacionadas