Logo CNA

Maranhão

Faema e Cresol articulam parceria para ampliar assistência técnica a pequenos produtores
Foto 01 Parceria Cresol

Instituições planejam parceria que deve melhorar a produtividade em pequenas propriedades e preparar produtores rurais para acessar compras públicas e lucrar mais

19 de janeiro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: ASCOM FAEMA / SENAR

Foto 01 Parceria Cresol

Lideranças e técnicos do sistema FAEMA/SENAR e Cresol articularam as primeiras ações da futura parceria que deve ampliar a oferta de assistência técnica e gerencial para agricultores familiares e promover uma maior inclusão financeira da população rural maranhense

Lideranças da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Cooperativa de Crédito e Investimento com Interação Solidária Meio Oeste - Cresol Meio Oeste, devem anunciar nas próximas semanas a formalização de uma parceria que deverá ampliar o número de pequenas propriedades rurais a receberem assistência técnica e gerencial, e terem acesso a crédito e orientação financeira. O objetivo da parceria é aumentar a segurança alimentar em crianças inseridas na rede de ensino básico, que consomem a merenda escolar, garantindo que o fornecimento seja realizado por agricultores familiares orientados e acompanhados tecnicamente pelo SENAR.

“Temos celebrado parcerias com instituições de todo o Brasil, nos unindo a parceiros de qualidade técnica reconhecida como o SENAR, para democratizar a inclusão financeira e estimular a cultura do cooperativismo, sobretudo junto a população rural, que desde o início é o nosso público prioritário”, disse o presidente da Cresol, Gilson Panceri Júnior.

As instituições estudam atuação conjunta para execução de recursos federais disponíveis para o desenvolvimento da agricultura familiar, a exemplo do Edital Amazônia na Escola: Comida saudável e sustentável, que prevê a destinação de recursos do Fundo Amazônia, instituído pelo decreto nº 6.527, de 01 de agosto de 2008, para seleção de propostas cuja finalidade contemple, simultaneamente, o fortalecimento da capacidade de oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar de base sustentável e de demanda por essa produção para a alimentação escolar em redes públicas de ensino na Amazônia Legal.

A chamada pública de projetos deve selecionar 10 projetos nos nove estados que integram a Amazônia Legal, e prevê um volume de recursos na ordem de até R$ 48 milhões, com execução prevista em um período de até quatro anos.

“Já no ano passado tivemos um incremento de mais de 800% na abrangência da nossa atuação no estado, chegando a 7 mil propriedades rurais atendidas com assistência técnica e gerencial de forma totalmente gratuita; o que tem se refletido na melhoria da qualidade dos nossos produtos agropecuários. Agora vemos a oportunidade de ampliar esse benefício para um contingente maior ainda de produtores rurais, gerando uma expectativa muito positiva de desenvolvimento sustentável”, avalia o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho.

Foto 02 Parceria Cresol

Uma nova agenda de reunião entre as instituições deve acontecer nas próximas semanas já com a participação de outras instituições parcerias para viabilizar as ações de fortalecimento da agricultura familiar no estado.

O superintendente do Instituto Cresol, Felipe Alessio, destacou que a união de forças entre parceiros comprometidos tem grande poder de transformar realidades de forma relevante. “Já acompanhamos e orientamos muitos projetos porque percebemos que, muitas vezes, os atores que tem capacidade de execução, muitas vezes, não tem a experiência necessária para a gestão de um projeto com grande volume de recursos ou grande complexidade de prestação de contas. Além disso, a inclusão financeira é uma demanda importante para os beneficiários desses projetos e a nossa empresa pode oferecer esse suporte”, disse.

Nas próximas semanas os representantes das instituições vão reunir suas equipes técnicas e convidar novos parceiros para elaboração e execução de projetos conjuntos visando o desenvolvimento da agricultura familiar local, bem como a segurança alimentar de crianças e jovens. “É uma atuação em prol do Maranhão que produz alimentos com qualidade e que mantém sua população saudável, economicamente ativa e com o futuro melhor garantido “, espera o superintendente do SENAR-MA.

Participaram ainda da reunião o gerente da agência da Cresol de São Luís, Diego Silva Jorge Carvalho, o gerente técnico do SENAR e vice-presidente da FAEMA, Carlos Antônio Feitosa, e os assessores técnicos do SENAR-MA, Aline Saldanha, Xavier Rabelo, Frederico

Matérias Relacionadas