Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar alinha programação do calendário de feiras e leilões
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais e das Associações Agropecuárias, além de produtores e leiloeiras para definir a programação dos eventos agropecuários promovidos em todas as regiões catarinenses

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O calendário de feiras, leilões e exposições de 2024 foi pauta de duas reuniões virtuais promovidas pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais e das Associações Agropecuárias, além de produtores e leiloeiras para definir a programação dos eventos agropecuários promovidos em todas as regiõe s catarinenses.

A primeira videoconferência contou com a participação de representantes da Serra catarinense, Sul do Estado, Vale do Itajaí e Norte. A segunda envolveu público do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste. Coordenados pelo vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza , os encontros foram abertos pelo presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , e pelo vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Pedrozo .

O presidente Pedrozo frisou a importância da organização dos eventos para evitar choque de datas e para garantir o sucesso das iniciativas. Confirmou que a qualidade da produção catarinense vem impulsionando a comercialização de gado de corte e enalteceu o importante papel da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a melhoria da produtividade, gestão e renda dos produtores do Estado. “Os eventos agropecuários deste ano foram bem-sucedidos e as expectativas para o ano que vem são ainda melhores. Isso, sem dúvida, está relacionado à excelência na produção”.

Clemerson assinalou que Santa Catarina é reconhecido como um dos principais produtores de alimentos, além de contar com importantes diferenciais em sanidade animal, produtividade e defesa agropecuária. Também realçou a relevância dos eventos ao afirmar que os leilões, as exposições e as feiras agropecuárias são fundamentais para incentivar a comercialização e fomentar os negócios.

Pagani coordena anualmente a elaboração do calendário de feiras e exposições, agropecuárias em parceria com os presidentes dos Sindicatos Rurais, Associações Rurais, produtores, pecuaristas e empresas leiloeiras. De acordo com ele, em 2022 foram realizados 196 eventos agropecuários. “Este ano foram aproximadamente 200 feiras e leilões realizados com os Sindicatos Rurais, as Associações Rurais, além de feiras particulares”, relatou.

As reuniões foram essenciais para alinhar a programação de 2024 que, em breve, estará disponível a todos os interessados. “Importante destacar que sempre surgem novas feiras que acontecem ao longo do ano e que não estão programadas no momento. Mas tudo indica que 2024 também contará com aproximadamente 200 eventos agropecuários”, observou Pagani.

Por fim, o presidente Pedrozo afirmou que o calendário representa uma importante ferramenta para divulgar a diversidade cultural catarinense e demonstrar a excelência da agropecuária no Estado. “As reuniões foram essenciais para organizar e definir a programação dos eventos que, em breve, será entregue ao público envolvido nas versões digital e impressa”, finalizou.

Matérias Relacionadas