Logo CNA

Maranhão

Agrofeira de Bacabal comemora crescimento de público e de negócios gerados
Captura de tela 2024 08 30 093914

Evento realizado no fim de semana também teve várias ações de capacitação para os produtores rurais que participaram dos cinco dias de evento, com a parceria do sistema Faema / Senar

30 de agosto 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom Faema / Senar

Bacabal (MA) – Realizada no período de 21 a 25 de agosto, a 17ª Agrofeira de Bacabal se consolidou com uma das maiores já realizada pelo Sindicato Rural de Bacabal, em parceria com o sistema Faema / Senar.

“Estamos gratos aos parceiros que tornaram possível mais essa edição da Agrofeira. A feira cresceu em tamanho, número de expositores, público recebido e capacitado. Isso mostra que não apenas os produtores rurais locais abraçaram o evento, como a própria população local”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Bacabal, Ramon Arraes.

Nesta edição, o evento teve mais de 40 patrocinadores, expositores e parceiros. Além da exposição de máquinas, implementos e serviços, a agrofeira também tinha em exposições rebanhos bovinos, equinos e ovinocaprinos.

O evento teve também intensa programação de conhecimento. O Senar ofereceu, durante a feira, quatro cursos de formação profissional rural, que capacitaram cerca de 50 pessoas nas áreas de pilotagem de drones, manejo e recuperação de pastagens, operação e manutenção de tratores agrícolas, e preparo de produtos derivados do leite.

“Bacabal é um polo produtivo muito importante para o estado, e preparamos uma programação pensada para as cadeias produtivas mais recorrentes ou promissoras nesta região. Além disso, trouxemos oportunidades de capacitação que atendem as tendências do mercado do agro no estado”, explicou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho.

Whats App Image 2024 08 27 at 4 43 49 PM 768x576

Um dos destaques da programação, o Encontro de Produtores Rurais de Bacabal atraiu cerca de 150 pessoas

Encontro de Produtores Rurais – O dia mais intenso de programação técnica, a sexta-feira (23), recebeu o Encontro de Produtores Rurais de Bacabal, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), com o patrocínio do Senar, focando nos temas de manejo alimentar bovino e gestão de propriedade rural.

Além disso, o evento apresentou a Comissão de Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Bacabal. “É fundamental que

Cerca de 50 pessoas foram capacitadas durante a feira, em pilotagem de drones, derivados do leite, operação e manutenção de tratores agrícolas e manejo alimentar de bovinos

que as mulheres, sejam esposas ou filhas de produtores rurais, ou mesmo gestoras de propriedades rurais estejam cada vez mais inseridas também em ações de liderança e representação do nosso setor. O setor rural é formado por homens e mulheres, que devem lutar e defender a produção de A a Z, do alface ao zebu”, defendeu a presidente da comissão, Mônica Loiola.

A feira também foi espaço rico em oportunidades de conhecimento prático para estudantes de ciências agrárias, como os alunos de Técnico em Zootecnia do Polo Senar em Vitorino Freire

Rede E-Tec – O sábado também foi um dia intenso na programação técnica do evento. Uma turma de 26 alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Polo de Ensino Técnico Rural do Senar em Vitorino Freire participaram de um dia inteiro de palestras, oficinas, e bate-papos para ver na prática teorias e tecnologias que aprendem ao longo do curso, que é 60% à distância e 40% presencial.

“Os eventos agropecuários são ricas oportunidades de mostrar aos alunos uma grande variedade de conhecimento, potencializando a experiencia do ensino prático tão presente na metodologia do Senar”, avalia a tutora da Rede E-Tec na região, Gabriela Nunes.

Orientação rural – Entre os destaques da participação do sistema Faema / Senar esteve ainda o estande institucional, batizado de Espaço do Produtor Rural. No local os visitantes conheceram oportunidades de pequeno empreendimento

empreendimentos rurais, como um pequeno alambique demonstrando a transformação da cana de açúcar em cachaça, e uma fabriqueta de farinha apresentando o processo de transformação da mandioca em farinha.

Os visitantes do estande ainda tiveram a oportunidade de conhecerem tecnologias de produção como hidroponia e piscicultura.

Matérias Relacionadas