Maranhão
Notícias
1ª Agrofeira de Lago da Pedra leva conhecimento e tecnologia para produtores rurais da região
Evento teve intensa programação de conhecimento, exposição de animais e de produtos e serviços do mercado agro
Por: Raquel Araújo
Fonte: Ascom Faema / Senar
Lago da Pedra (MA) - A 1ª Agrofeira de Lago da Pedra foi realizada com sucesso no último fim de semana e, mais uma vez, o sistema Faema / Senar esteve presente com uma programação especial de cursos, palestras, oficinas e vitrines tecnológicas.
“Esses eventos fortalecem não apenas os sindicatos rurais como também os produtores, os jovens que buscam uma carreira no campo, e contribuem para um acesso mais facilitado a tecnologias que tornam o agro da região mais sustentável”, explica o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho.
Durante o evento, a instituição manteve um estande onde estavam disponíveis oficinas tecnológicas de transformação da mandioca em farinha e da cana de açúcar em cachaça, além das vitrines de silagem e hidroponia, que receberam a visita de produtores rurais, estudantes de ciências agrarias e visitantes em geral.
Cursos de Formação Profissional Rural já capacitaram milhares de pessoas esse ano em feiras e exposições agropecuárias
“As feiras agropecuárias tem se mostrado espaços de transformação por meio do conhecimento. Pessoas que tem se capacitado conosco nesses eventos já tem saído prontos para empreender ou buscar novas oportunidades profissionais. Isso nos dá a certeza do cumprimento da nossa missão”, comemorou o superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo, ao participar do encerramento dos cursos de Derivados do Leite e Pilotagem de Drones, que formaram cerca de 20 pessoas da região.
Encontro de Produtores – Outro destaque da programação foi o Encontro de Produtores Rurais de Lago da Pedra, que teve a participação de produtores de vários municípios da região do Médio Mearim, além de lideranças rurais e autoridades locais.
“O objetivo da nossa feira foi trazer novas tecnologias que pudessem ser implementadas nas propriedades da região, trazendo negócios, genética e empresas que pudessem ser realmente parceiras dos produtores rurais daqui da região”, disse o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Lago da Pedra.
Um dos destaques da programação da agrofeira, o Encontro de Produtores reuniu mais de 200 pessoas da região
O ultimo dia da programação também foi intenso, principalmente para as lideranças femininas. A Comissão de Mulheres do Agro do sindicato local promoveu seu primeiro encontro com palestras e muito debate sobre a participação feminina na gestão das propriedades rurais e na defesa de interesses do setor.
“A nossa intenção foi discutir o lugar da mulher dentro do sindicato e engaja-las nessa representação e defesa. É um esforço para preparar as mulheres que se unem a nós para a gestão da propriedade, seja por uma eventualidade ou pelo processo de sucessão”, comentou a presidente da Comissão, Arilene Santos.
O vice-presidente do Sindicato de Produtores Rurais e coordenador da 1ª Agrofeira de Lgo da Pedra, Allan Vilarins, avaliou que os primeiros resultados do evento começaram a ser sentidos ainda durante o evento, mas prevê que devem repercutir pelos próximos meses ainda. “Aqui é só o primeiro passo. Conseguimos realizar e provar que é possível. Agora, vamos em busca de novas oportunidades e resultados”, prometeu o gestor.