Maranhão
Notícias
Faema/Senar traz Inovações e Encontro de Produtores Rurais em programação intensa na Expoema 2024
Além de oferecer 17 cursos de formação profissional rural, instituição traz novidades como a Carreta do Produtor Rural
Por: Raquel Araújo
Fonte: Ascom Faema / Senar
São Luís (MA) - A 64ª edição da Expoema promete ser um marco para o agronegócio maranhense, e para isso conta com uma programação intensa organizada pelo Sistema Faema/Senar. De 1º a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor terão acesso a cursos, oficinas tecnológicas e vitrines de inovação que destacam o que há de mais moderno, inovador e efetivo no campo.
Raimundo Coelho, presidente da Faema, ressalta a importância do evento: “A Expoema é uma oportunidade ímpar de reunir conhecimento, tecnologia e negócios em um único lugar. Este ano, estamos trazendo uma programação diversificada que vai desde capacitações técnicas até o Encontro de Produtores Rurais, um momento crucial para a troca de experiências e fortalecimento das redes de colaboração no agro”, destaca.
A programação da Expoema 2024 será intensa desde o primeiro dia. A partir das 16h está marcada a abertura oficial do evento, na qual estão previstas as presenças dos Ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, dos Esportes, André Fufuca, e das Comunicações, Juscelino Filho, além do governador do estado, Carlos Brandão, parte de sua equipe de secretários e executivos, além de inúmeras lideranças rurais, de empresas do Sistema S, e outras instituições e empresas públicas e privadas. O sistema Faema / Senar será representado pelo presidente, Raimundo Coelho, além do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, e o vice-presidente da Federação, Carlos Antônio Feitosa.
Em seguida à abertura oficial da exposição agropecuária, o Sebrae realiza a abertura oficial do Encontro Nordestino do Leite (ENEL), que pela primeira vez acontece na capital maranhense e receberá produtores e profissionais ligados ao agro, especialmente da cadeia da bovinocultura leiteira, dos nove estados da região.
“A EXPOEMA é mais do que uma simples exposição; ela faz parte da identidade cultural dos maranhenses e ludovicenses. A tradição pecuária e familiar que permeia este evento é um reflexo do nosso orgulho em contribuir, ano após ano, para o fortalecimento da genética do gado maranhense e para o desenvolvimento do nosso estado”, declara o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde.
O evento paralelo será realizado de 01 a 04 de setembro, e terá a participação do sistema Faema / Senar em palestras e em parte da programação do Encontro de Produtores Rurais.
Durante a Expoema, será realizado ainda um Encontro de Produtores Rurais, que deve reunir cerca de 100 pessoas em dois dias de programação
Destaques da Programação - Um dos momentos mais aguardados, o Encontro de Produtores Rurais será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Auditório do Parque Independência, como parte da programação oficial do Encontro Nordestino do Leite (ENEL), realizado pelo Sebrae, e da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), promotora da 64ª Expoema. O evento contará com palestras e rodas de conversa que abordarão temas como o uso de drones na gestão de propriedades, rastreabilidade bovina e desafios na produção de bovinos. “Este encontro é fundamental para discutir as principais inovações e desafios do setor, além de fomentar a cooperação entre os produtores,” afirma Coelho.
Carreta do Produtor Rural – Outra novidade da programação é a Carreta do Produtor Rural, uma estrutura que vem ao Maranhão pela primeira vez, em parceria com o Senar do Ceará.
A Carreta, dotada de uma estrutura completa de cozinha escola, estará no parque, oferecendo curso de confecção de produtos derivados do leite e oficinas tecnológicas de alimentação com receitas exclusivas, inclusive para o público infantil. Com uma programação variada, de 02 a 07 de setembro, os participantes poderão aprender desde técnicas de derivados do leite até a preparação de receitas regionais, como bolo de arroz cru e licor de jenipapo.
Completam a programação, no Espaço do Produtor Rural, as oficinas tecnológicas de transformação de mandioca em farinha e de cana-de-açúcar em cachaça, e vitrines tecnológicas de silagem, hidroponia, apicultura e fruticultura, além de consultoria e orientação rural; todos serviços disponíveis de 02 a 08 de setembro, das 8h às 12h, e das 16h às 22h.
Somente durante a Expoema devem ser capacitadas mais de 200 pessoas em cursos gratuitos de formação profissional rural
Formação Profissional Rural – Mas, as atividades mais esperadas da programação do Sistema Faema / Senar, os cursos de formação profissional rural devem capacitar mais de 200 pessoas em 17 turmas com temas que vão do manejo alimentar de rebanho, analise e seleção de grãos, a operação e manutenção de tratores agrícolas, pilotagem de drones, uso de cerca elétrica, dentre outros.
Os cursos são gratuitos e vão acontecer de 02 a 07 de setembro em salas de aula e espaços do Parque Independência e campus da UEMA.
“Estamos preparados para oferecer a maior programação de conhecimento técnico rural já vista na Expoema. É uma oportunidade imperdível para quem busca se atualizar e fazer parte das inovações que estão transformando o agronegócio no Maranhão,” conclui Raimundo Coelho.