Logo CNA

Sistema CNA/Senar participa na COP-27 de lançamento do Projeto Vertentes
20221112 110604

Evento ocorreu neste sábado, no Egito

12 de novembro 2022
Por Senar

Sharm el-Sheikh, Egito (12/11/2022) – O Sistema CNA/Senar participou, no sábado (12), do lançamento do Projeto Vertentes na COP-27. A iniciativa busca promover a gestão sustentável do meio ambiente em propriedades rurais de soja e pecuária de corte em uma área de 47,1 milhões de hectares no Cerrado nos próximos anos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será o executor das ações deste projeto, que está sob a coordenação dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O Banco Mundial será o agente implementador.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, falou sobre a atuação do Senar e da sua capilaridade no país na implementação de tecnologias de produção sustentável e destacou a importância da iniciativa.

Imagem

“É um projeto com ações no bioma Cerrado incentivando a adoção de práticas sustentáveis na agricultura, como a recuperação de pastagens, a agricultura de baixo carbono, mostrando o papel do Senar dentro do processo de implantação dessas tecnologias e levando aos produtores rurais”, ressaltou.

Os estados contemplados serão Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A ideia é do projeto é reduzir os níveis de degradação de solos e pastagens oferecendo assistência técnica e capacitação para adoção de boas práticas e manejo, restauração de solo e vegetação nativa, além de tecnologias que permitam a conciliação entre produção de commodities e preservação do meio ambiente.

Além da importância na produção de soja e na pecuária de corte, essas áreas estão localizadas nas vertentes das principais bacias hidrográficas do país, sendo paisagens extremamente importantes por suas características geofísicas e biológicas para a conservação da biodiversidade.

Participaram do lançamento o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Fernando Zelner, o secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Osvaldo Silva, o especialista em clima e agricultura inteligente do Banco Mundial, Ioannis, Vasileiou, e Matthew Reddy, especialista sênior para o setor privado do GEF.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação