Logo CNA

CNA e Faemg se reúnem com entidade da Austrália na COP-27
Cop1011 Edit

Encontro discutiu estratégias conjuntas para segurança alimentar e energética

10 de novembro 2022
Por CNA

Sharm el-Sheikh, Egito (10/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) se reuniram, na quinta (10), com a National Farmers Federation (NFF), principal entidade representativa de produtores rurais da Austrália, para discutir ações entre países exportadores do agro, buscando um compromisso conjunto pela segurança alimentar de forma sustentável.

O encontro aconteceu no Pavilhão Brasil na COP-27 e foi um primeiro passo para buscar propostas conjuntas para assegurar o fornecimento de alimentos, associado à redução de emissões de carbono, com países que têm participação no comércio mundial do agronegócio. A ideia é buscar essas parcerias com outros exportadores com parcela expressiva em produtos do agro.

Antônio de Salvo (Faemg), Fiona Simson e Tony Mahar (NFF), Nelson Ananias (CNA) e Ana Paula Melo (Faemg) Antônio de Salvo (Faemg), Fiona Simson e Tony Mahar (NFF), Nelson Ananias (CNA) e Ana Paula Melo (Faemg)

Participaram do encontro o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, e a presidente da instituição australiana, Fiona Simson, além de assessores das instituições dos dois países. No encontro, eles decidiram construir uma agenda conjunta para o fortalecimento do Grupo de Cairns, que reúne os principais países na produção global de alimentos.

“Precisamos trabalhar juntos para fortalecer o setor produtivo dos dois países e mostrar ao mundo que somos sustentáveis”, disse Antônio Pitangui de Salvo. “Brasil e Austrália têm todas as condições de exercer seu potencial de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em prol da retomada do crescimento econômico mundial, associado à segurança alimentar e energética”, destacou Ananias.

Imagem

A CNA quer ampliar o diálogo com entidades de produtores de outros países para alcançar este objetivo. Neste contexto, a ideia é buscar outros encontros bilaterais na COP-27 para discutir estratégias de segurança alimentar e energética aliada à produção sustentável. Estes dois temas também serão debatidos no Dia do Agro, que acontece na próxima segunda-feira, no espaço do Pavilhão Brasil no Egito. O evento terá debates dedicados ao setor agropecuário.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte