ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

Sistema CNA/Senar elege lideranças femininas no agronegócio inaugurando uma nova era no Maranhão
KLY 1083

Eleição de Mônica Loiola e Keyssyanne Soeiro marca início de ações inovadoras para promover a participação feminina no setor rural

4 de dezembro 2024

Por: Leocandida Rocha/Thayla Pereira

Fonte: Senar MA

Um marco histórico no agronegócio maranhense. Trata-se da eleição de Mônica Loiola como presidente da Comissão das Mulheres do Estado do Maranhão e vice-presidente, Keyssyane Soeiro.

A ação aconteceu na sexta passada, 29, mesmo dia em que ocorreu a Assembleia Ordinária da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão –Faema, conduzida pelo presidente, Raimundo Coelho.

Quarenta mulheres participaram do pleito. Todas elas advindas dos Sindicatos dos Produtores Rurais filiados à Faema, que já percorrem um caminho de trabalho e movimentação em favor do espaço da mulher no setor que mais cresce no país; o agronegócio.

As representantes eleitas participarão de todo o movimento nacional, encabeçado pela Confederação da Agricultura do Brasil –CNA, que na ocasião foi representada pela vice-presidente Nacional da Comissão das Mulheres da CNA, Simone de Paula e a assessora técnica Liziana Rodrigues, que acompanharam a votação para a escolha da presidente e vice, respectivamente.

Para Simone de Paula, a iniciativa de realizar uma eleição para escolher as representantes foi muito produtiva, uma vez que houve a participação e engajamento de mulheres que participam das ações e atividades que agregam ao movimento pró-mulheres no agro.

Momentos antes da votação foram apresentadas pela equipe da CNA, as propostas de ações da comissão nacional, bem como seus objetivos e a importância do perfil da representante estadual. Além disso, também foram discutidos os próximos passos que serão dados pela Comissão Estadual.

“Uma comissão de mulheres no sistema sindical só tem a agregar e fortalecer a base’, afirmou Liziana, acrescentando que "foi um processo democrático, com a presença de presidentes de sindicatos rurais e representantes femininas municipais’.

Ela, acrescentou que, durante o Encontro, foram apresentados os objetivos e resultados realizados pela Comissão de Mulheres da CNA que auxiliarão no direcionamento para próximos passos da Comissão Estadual".

Líder feminina

Mônica Loiola participa efetivamente do sistema sindical e da Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Bacabal. Após receber o título de presidente da Comissão, ela destacou a importância de fomentar e fortalecer a liderança feminina no meio sindical e rural.

Em seu discurso de posse, ela assegurou o foco no trabalho de despertamento da liderança feminina, para o fortalecimento do sistema sindical. "Essa participação de movimentos e integração faz com que as mulheres se sintam incentivadas e tenham um empoderamento, porque o objetivo maior é a mulher participar de forma ativa do seu negócio rural, participando na gestão, no comando, participar nas decisões", explicou, lembrando que ‘’para isso, a Comissão planeja oferecer mentorias, cursos, treinamentos e palestras em todos os níveis do agronegócio’, afirmou ela.

Monica destacou três eixos principais de atuação em parceria com a Federação da Agricultura e a CNA: desenvolvimento técnico das mulheres, associativismo e representação política. "Vamos trabalhar com capacitações, consultorias, busca de novas formas produtivas e promover a estratégia da mulher como centro dos processos de sucessão", disse. Além disso, a Comissão pretende expandir a representação das mulheres nos sindicatos, planejar ações conjuntas e preparar lideranças para a representação política.

A nova liderança feminina no agronegócio maranhense promete transformar o setor, promovendo a participação ativa das mulheres e fortalecendo o agronegócio no estado. Com iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas, a Comissão das Mulheres do Estado do Maranhão está pronta para fazer a diferença.

Vice-lider

Já a vice-presidente eleita, que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vargem Grande, Keysseane Soeiro, ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres no agro, como a necessidade de exercer liderança e ser valorizada no ambiente de trabalho.

"O principal desafio enfrentado por nós, é conseguir exercer a sua liderança dentro do ambiente de trabalho, é conseguir se fazer vista, é conseguir se fazer valorizada. Por esta razão é que agora lutamos por um espaço dentro do ambiente do agronegócio, onde podemos ter vez e voz", acentuou ela.

Encontro de lideranças rurais discute ações do agronegócio no Maranhão

O presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho conduziu nesta sexta-feira (29), a segunda assembleia ordinária do ano de dois mil e vinte e quatro//

O encontro reuniu gestores e representantes de sindicatos rurais afiliados a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) para o repasse de informações sobre a produção rural, palestras e programas voltados para a qualificação do produtor rural, dentre outras ações que serão implementadas em 2025.

Um dos momentos de destaque foi a assinatura da portaria que instituiu a comissão estadual de mulheres do agro no maranhão, no formato da comissão nacional de mulheres do agro da CNA//

Ainda no encontro, a coordenadora de educação formal e promoção social, Yolanda gomes, mostrou resultados e apresentou as próximas etapas dos programas da rede E-tec e CNA jovem.

A assembleia institucional ainda abriu espaço para a agência estadual de defesa agropecuária do maranhão- AGED, que alertou os líderes rurais sobre a necessidade de recadastramento dos rebanhos.

Áreas de atuação