Logo CNA

Sistema CNA/Senar debate iniciativas de combate à criminalidade no campo
52765928952 3b8ab2399a c

Encontro ocorreu na quinta (23), na sede da entidade, em Brasília

23 de março 2023
Por CNA

Brasília (23/03/2023) – Debater o panorama da segurança no campo e compartilhar iniciativas de sucesso de cada Estado no combate à criminalidade foram os temas da reunião promovida pelo Sistema CNA/Senar, na quinta (23), com secretários e representantes dos Estados, além de comandantes das polícias civis e militares.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Caron de Moraes, destacou a importância de fortalecer, nos batalhões de polícia, as práticas de combate à criminalidade no campo, mapeando as regiões com maior incidência de crimes e reforçando o serviço de inteligência.

“A segurança pública tem que buscar ações de tecnologia e inteligência, mas também precisa ter o básico funcionando, que é a integração das polícias civil e militar, principalmente com o setor produtivo, com a CNA e com as federações. É uma parceria onde todos ganham”, disse Moraes.

Em sua fala, o consultor da CNA, Rodney Miranda, apresentou as ações do Sistema CNA/Senar para melhorar a segurança no setor rural. O estudo sobre a criminalidade do campo, realizado em 2018, foi citado como exemplo. “A partir desse documento, verificamos que faltavam dados específicos de crime no campo e não existiam unidades especializadas para o enfrentamento desse tipo de problema”.

Consultor da CNA, Rodney Miranda. Consultor da CNA, Rodney Miranda.

Na época, a CNA entregou o documento ao então ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, com propostas para o combate e o efetivo enfrentamento da violência que atinge produtores, familiares e trabalhadores rurais.

Na reunião, Rodney destacou uma das propostas sobre o incentivo aos estados e municípios para criarem ou fortalecerem unidades especializadas de prevenção e combate à criminalidade no campo dentro das estruturas das policias civis e militares.

“Hoje a situação no país é diferente. Já temos delegacias e patrulhas rurais em alguns estados, o que tem reduzido o número de crimes. Em Goiás, por exemplo, em quatro anos de funcionamento do Centro de Comando e Controle Rural, as ocorrências de roubo em propriedades rurais foram reduzidas em 90%”, afirmou.

No encontro, os secretários e representantes das secretarias de segurança pública dos estados de Minas Gerais, Acre, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Rio Grande do Sul falaram sobre as principais ações de segurança no campo, como a criação de delegacias especializadas em crimes rurais e roubos de gado (abigeato), patrulhas rurais, patrulhamento georreferenciado e centro de comando e controle.

À tarde, os presidentes das federações estaduais de agricultura enfatizaram a importância da reunião e da integração das polícias com o setor produtivo. Além disso, demonstraram preocupação com as invasões de terra, que tem aumentado o número nesse começo de ano.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas